Bruxismo - saiba mais como evitar ranger os dentes!
Ranger os dentes pode ser destrutivo, especialmente quando acontece com muita frequência. Um ranger de dentes habitual é chamado de bruxismo e pode prejudicar gravemente a sua dentição, provocando a hipersensibilidade dentária e dor. O ranger de dentes ocasional normalmente não é prejudicial, mas, se se tornar mais regular, pode levar a fratura ou perda de sensibilidade nos dentes, ou pior ainda, a perda dos dentes. Em casos mais sérios de bruxismo, podem ser necessárias dentaduras ou um canal radicular para substituir os dentes danificados ou desgastados.
Às vezes é difícil identificar o bruxismo em adultos sem um diagnóstico do médico, já que as pessoas pensam que esta é uma ocorrência normal. Muitas vezes, os membros da família são quem vão descobrir esta condição, pois o paciente não tem consciência de que range os dentes durante a noite. No caso do doente viver sozinho, os sintomas do bruxismo incluem dores de cabeça aborrecidas e constantes e um maxilar dolorido. Se sente estes sintomas, fale com um dentista para que possa analisar os dentes e determinar se tem bruxismo.
O bruxismo pode ainda influenciar a presença de outros parasitas, como as lombrigas, mas ainda não existe suporte científico que prove a relação entre esses fatores e o ranger de dentes.
O dentista pode recomendar uma placa feita sob medida, uma espécie de aparelho, que protege os dentes e impede o contacto dos dentes de cima com os de baixo. Esta placa pode ser feita de silicone. Mas essa alternativa só é utilizada quando a dentição já é a definitiva ou permanente.
Procure relaxar os maxilares o mais possível. Se sentir que os dentes de cima se aproximam dos de baixo durante o dia, procure afastá-los de imediato, nomeadamente através da colocação da língua entre eles.
Cuide da saúde dos seus dentes, pois são um bem precioso e a luz do seu rosto quando sorri.