Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Beije, pela sua saúde

Beije, pela sua saúde

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Beije, pela sua saúde

Todos sabemos que receber e dar um beijo absorve os nossos sentimentos e aguça a nossa sensibilidade. Um beijo, é sempre saboroso, e quando dado e recebido com sentimento, faz-nos sonhar para além do ato. Tem a capacidade de nos fazer viajar, de nos elevar, enfim, despistar entre turbilhões de sentimentos e intensidades.

Quando beijamos ou somos beijados, não imaginamos nos benefícios que um beijo nos pode trazer.

O prazer de um beijo faz bem á saúde física e emocional! Um beijo nos lábios obriga a um movimento de 61 músculos (32 da língua e 29 dos lábios), num prazer que exercita toda a face. Um beijo evita o envelhecimento precoce e desenvolve a audição, o olfato, o tato. Aguça o olhar e naturalmente o gosto.

Um beijo faz aumentar o ritmo cardíaco para 150 pulsações por minuto (o normal é entre 60 a 100p.p.minuto, sendo de 150 a 200p.p.minuto aquando a prática de desporto). A aceleração do ritmo cardíaco tem como consequência a ativação da circulação sanguínea e a oxigenação das células.

Como medida contra a insónia e as dores de cabeça, aconselhamos também um beijo, e se sofre de uns quilinhos a mais, saiba que conseguirá queimar 12 calorias.

Um beijo relaxa, afasta maus pensamentos, alivia o stress e retira a pressão a que muitos de nós está permanentemente sujeito. Ser beijado transmite-nos sensação de desejo, e alimenta-nos o ego. Faz-nos sentir bem na nossa pele e acarreta uma sensação de satisfação única. Se tende a ser depressivo, beijar é o melhor remédio para afastar tristezas.

A produção e libertação substancial de hormonas (substância transportada para o sangue que regula órgãos e regiões do corpo), tal como de adrenalina e a endorfina (substâncias utilizadas pelos neurónios na comunicação com o sistema nervoso), produzem e causam bem-estar criando uma sensação de bem-estar. No fim, aceitação!

Beijar pode hoje ser ato comum de afeição, mas a história do beijo remota 2.500 A.C. – Basium – Beijo em Latim. Embora os Gregos tivessem a prática de beijar, foram os Romanos os pioneiros nesta prática. Os imperadores Romanos permitiam que os nobres os beijassem na boca, as pessoas menos importantes nas mãos e os súbitos nos pés.

Apesar da história e de todos os benefícios que um beijo pode fazer à nossa saúde, não pense nisto quando for beijado. Desfrute. Feche os olhos e deixe-se viajar. Sinta, transpire a emoção e corresponda com emoção. Os beijos servem exatamente para isso.


Carla Horta

Título: Beije, pela sua saúde

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Imagem por: Pink Sherbet Photography

Comentários - Beije, pela sua saúde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios