Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Bebidas estimulantes

Bebidas estimulantes

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Bebidas estimulantes

O café é uma bebida tradicionalmente procurada pelas suas qualidades gustativas, estimulantes e vitamínicas.

É bastante divulgado e consumido de diversas formas como gelados, doces, refrescos, licores e cocktails.

Tem como designação de café, uma bebida escura aromática preparada a partir dum infusão de grão torrado e depois moído e de agua bastante quente. A classificação deste em grão é feita a partir do tamanho, aroma e sabor, sendo distribuídos por lotes de diferentes procedências. Os mais famosos passam pela Moka (costas da Arábia), Brasil, Cabo Verde (ilha do fogo e Sto. Antão), São Tomé, e Angola.

Como preparar um bom café?

Começando por um bom lote de café, moer o grão só na altura de o fazer, servir bem quente, escaldando a chávena previamente, utilizando agua não calcária e apenas deitar cerca de 13 a 15gramas de café por cada chávena.

Bebidas á base de café servidas num bar:
Abatanado;
Carioca;
Garoto;
Mazagran;
Cappuccino;
Irish Coffee;
Pingado;
Cimbalino;

Meia de leite/ Meia de leite de Máquina;

O Chá também é uma das bebidas estimulantes e medicinal, uma vez que contem um produto excitante que estimula os nervos. Pode ser subdividida por três grupos: Preto, Verde, Branco e Oolong.

A teína é um composto do chá, que varia entre as 40 e 50 mg por chávena, também conhecida como cafeina do chá. Contem propriedades tónicas que aumentam a vivacidade e despertam a rapidez de reflexos.

Caso pretenda reduzir a teína, deve colocar a saqueta das folhas que irá utilizar para fazer o chá, previamente durante 30segundos em água quente, após tal ação, pode fazer o chá normalmente como costuma fazer num bule em água novamente quente ou fria, conforme pretenda.

A água deve ser engarrafada e não conter calcário, e confecionada de preferência em recipiente de vidro ou porcelana para não alterar o sabor do mesmo.

Esta bebida é utilizada nos seus países de origem como um bem essencial para a saúde uma vez que previne de diversas doenças. Uma vez ingerida em grandes quantidades também pode causar danos ao organismo.

Os maiores produtores de chá passam pela India, Ceilão, China, Japão, indonésia, Paquistão, Quénia e Moçambique. Existem cerca de 1500 espécies de chá, normalmente cultivadas em espaços de clima tropical.


Sandra Mendes

Título: Bebidas estimulantes

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

732 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    16-09-2012 às 19:09:08

    as bebidas estimulantes contêm muita cafeína e isso é preocupante. pode ir de 80 mg ao 300 mg por dose. para além disso, muitas empresa juntam ervas que aumentam o efeito da cafeína ou assumir o papel de cafeína. chocolate preto é a bebida com menos cafeína com cerca de 20 mg. o refrigerante tem 30 mg. o chá tem 50 mg. o café normal 135 mg. a bebida energética tem 300 mg.

    ¬ Responder

Comentários - Bebidas estimulantes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios