Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Aumente as hipóteses de engravidar

Aumente as hipóteses de engravidar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Aumente as hipóteses de engravidar

Durante numerosos anos da sua vida, a mulher prepara-se mensalmente para receber um outro ser, para procriar. Contudo, devido aos mais variados factores, muitas sentem dificuldade em engravidar. O fantasma de uma possível infertilidade começa a pairar, e a ansiedade dispara. Em diversos casos, porém, basta ter alguns cuidados e prestar atenção a certos hábitos e rotinas.

A capacidade reprodutiva está amplamente ligada aos nutrientes que se ingerem. Múltiplas pesquisas têm demonstrado que uma alimentação equilibrada e variada é passível de incrementar a fertilidade. Assim, devem comer-se com fartura frutas e legumes frescos, alimentos ricos em proteínas, a base de todas as células (presentes em abundância nos peixes, carnes, ovos e produtos lácteos), ferro, cálcio, hidratos de carbono complexos (grãos de trigo, centeio, milho, aveia e cevada, feijão, leguminosas), ácidos gordos essenciais (peixes gordos, sementes), fibras (cereais integrais, fruta, nozes, aveia, pão, arroz e massa integrais, a ainda soja orgânica, alimentos cozinhados a vapor e biológicos. Pelo contrário, são de evitar: a cafeína, o álcool, os aditivos, conservantes e adoçantes artificiais, alimentos açucarados e geneticamente modificados, gorduras saturadas, refeições pré-prontas, fritos, hidratos de carbono refinados (bolos, pão branco…) e os descafeinados (que contêm estimulantes).

Uma dieta rica em gorduras ditas más (saturadas e trans – carnes e margarinas) pode conduzir a alterações no organismo que afectam negativamente a ovulação. Portanto, há que dar preferência às boas, nomeadamente ácidos gordos polinsaturados e monoinsaturados (peixes gordos – salmão, sardinha, cavala, … -, óleos vegetais e azeite). A gordura é necessária para que o nível hormonal não se modifique.

Alimentos ricos em antioxidantes, mormente em vitaminas A e E (frutas e legumes frescos, nozes, amêndoas, pinhões, folhas verdes, …) também coadjuvam a protecção do aparelho reprodutor, promovendo a fertilidade. Os nutrientes associados à fertilidade são essencialmente: ácido fólico, zinco, selénio, ácidos gordos essenciais, vitaminas A, B6, B12, C e E, manganésio, ferro, L-arginina e L-carnitina.

Em acréscimo, é aconselhável deixar de fumar ou, nessa impossibilidade, reduzir ao máximo, fazer exercício físico de forma regular (à volta de 20 minutos de caminhada, bicicleta ou natação, três vezes por semana) e ter momentos de descontracção, virando as costas ao stress.

No que se refere ao homem, e dado que os espermatozóides se desenvolvem melhor a uma temperatura 2ºC a 3ºC mais baixa do que o resto do corpo, são de rejeitar calças, calções, boxers ou cuecas apertados, susceptíveis de elevar a temperatura.

Relativamente ao momento ideal para engravidar, dizem os especialistas que é imediatamente antes da ovulação (que ocorre duas semanas antes da menstruação seguinte). O muco cervical indica a altura da ovulação, uma vez que fica mais claro, húmido, escorregadio e lubrificante, semelhante a clara de ovo.

O controlo da temperatura (que se deve fazer em total repouso, antes de levantar de manhã, pois qualquer actividade física pode aumentar a temperatura), mesmo que encontrado um padrão através de um gráfico, não é muito fiável, já que a temperatura basal recebe influência de factores como a febre, a actividade física, certos medicamentos, alterações hormonais, etc.

O período fértil da mulher tem duração de três dias antes da ovulação até dois dias após a mesma. Isto porque os espermatozóides têm capacidade para sobreviver até 72 horas dentro do organismo feminino e o óvulo até às 48 horas subsequentes à ovulação.


Maria Bijóias

Título: Aumente as hipóteses de engravidar

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

780 

Imagem por: Ⅿeagan

Comentários - Aumente as hipóteses de engravidar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: Ⅿeagan

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios