Até que idade é normal a criança fazer xixi na cama?
Apesar de muitas pessoas acharem que o problema do xixi na cama é causado devido a questões emocionais, isso não é verdade. Esse problema, que pode ser hereditário e é mais comum em meninos, pode ser causado por fatores fisiológicos e pode ser corrigido com o auxilio de um “alarme de cabeceira”. Este é um tipo de tapete que contém sensores de urina que ficam ligados a uma caixa de alarme, que ajuda as crianças a manter o controle da urina. Além disso, ele também pode ser tratado por meio do uso de hormônios sintéticos.
As causa da enurese podem não ser emocionais, mas é fundamental que os pais saibam lidar com essa situação. Depois dos sete anos a criança passa a entender melhor o que está acontecendo, começa a se sentir diferente das demais e pode sentir-se constrangida. Para que a criança não fique retraída, os pais devem evitar comentar sobre o assunto na frente de outras pessoas.
Os pais também devem conversar com seus filhos e dizer que, apesar do problema, elas devem ficar tranquilas. Eles não devem se sentir culpados ou ansiosos por fazer xixi na cama, é importante que eles se sintam confiantes. E no ambiente familiar a enurese deve ser tratada como um assunto normal, para que a criança a encare somente como uma fase passageira.
Quando o assunto é enurese, da mesma forma em que são tratados outros assuntos familiares, é importante compreender e dialogar. Esse problema poderá ser facilmente curado com o apoio familiar e o acompanhamento médico. Quando a criança se livra do problema, é notável a mudança em seu comportamento, o que aumenta sua autoestima e ela desenvolve melhor outras áreas de sua vida, como a escola e a convivência com outras pessoas.