Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Asma – saiba mais!

Asma – saiba mais!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Asma – saiba mais!

A asma manifesta-se na idade infantil ou pode vir a desenvolver-se mais tarde, na idade adulta. A asma é uma doença do tipo inflamatória crónica que incide sobre os pulmões e os brônquios. O que realmente se passa quando ocorre o chamado ‘ataque de asma’?

Quando esta situação está iminente, os músculos que rodeiam os brônquios fazem uma compressão o que provoca o seu estreitamento ao mesmo tempo que inflamam e incham. As glândulas internas dos brônquíolos ficam sobre pressão e iniciam a produção de um muco que, por sua vez, contribui para a obstrução do aparelho respiratório.

Os ‘ataques de asma’ podem ocorrer de diferentes formas e intensidades. O mais simples classifica-se popularmente como uma ‘falta de ar’ e o mais complicado, que pode ser fatal e provocar a morte, é quando a pessoa sufoca.

Então, o que é possível fazer?

A primeira medida, e provavelmente a mais importante, é proteger-se da asma. Para isso, é necessário cuidar e proteger bem os seus pulmões e eliminar aqueles agente que são potenciadores do aparecimento da asma. Os ‘agentes culpados’ mais conhecidos são os poluentes que usamos ou temos em casa como os ácaros, os produtos de limpeza, o bolor, insetos e pelos de animais, em especial os mais conhecidos: os cães e os gatos.
A exposição sazonal aos agentes alérgenos e a poluição atmosférica também agravam o paciente de asma.

Se pretende combater estes fatores potenciadores observe bem o ambiente à sua volta e descubra as formas mais eficazes de purificar o ar que respira.

Estudos recentes confirmam que a toma de vitaminas E e C conseguem evitar dificuldades respiratórias em adultos. O facto de serem duas vitaminas antioxidantes ajuda aqueles mais sensíveis aos poluentes atmosféricos. Os cientistas acreditam que estas vitaminas ajudam a diminuir o número de lesões pulmonares e garantem melhores resultados em uso combinado do que isolado.

Tome providências anti-poluentes no seu local de trabalho, mesmo que tenha que comunicar a sua situação aos seus superiores. Evite o fumo do tabaco e a presença em locais onde normalmente ele existe. Faça regularmente limpeza em casa para eliminação mais eficaz de ácaros, pelos, pó e excrementos de pequenos insetos. Exponha roupas, tapetes e colchões ao sol. Utilize produtos de limpeza que não prejudiquem a sua situação de asmático. Utilize uma máscara durante as limpezas e mantenha todas as áreas bem arejadas.

Boa saúde!


Rua Direita

Título: Asma – saiba mais!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

604 

Comentários - Asma – saiba mais!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios