As fases do sono
O celebro produz ondas irregulares e rápidas e tensão muscular diminuem. A respiração fica suave e os pensamentos do mundo desperto flutuam pela mente se for acordar nesta fase, a pessoa reagir rapidamente, negando que estava dormindo. E a fase de um sono mais leve a temperatura corporal e os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem. As ondas cerebrais ficam mais lentas. Essa fase ocupa a metade do tempo total do sono, durando cerca de 20 minutos cada ciclo.
As ondas do cérebro alongam-se, regularizam-se e são afetadas somente por algumas atividades elétricas isoladas e repentinas. Nessa fase a pessoa cruza definitivamente o limite entre estar acordada e dormindo. Se alguém levantar suavemente a pálpebra de uma pessoa nesta fase do sono ela abordará. Os olhos já não respondem a um estimulo. O corpo começa a entrar no sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se amplas e lentas. É uma fase rápida. Corresponde a uma média de 5% do tempo do sono.
Durante o REM, os músculos longos do tronco os braços e as pernas estão paralisados, mais os dedos das mãos e dos pés podem contrai-se, o fluxo sangüíneo em direção ao cérebro aumenta e a respiração fica mais rápida e entrecortada. REM é a fase dos sonhos, se a pessoa for acordada ai, provavelmente recordara fragmentos de suas fantasias. Depois de 10 minutos de REM voltam a descer as fases de sono quieto. Nas primeiras horas da noite predomina as fases 3 e 5 . Pela manhã, percorre-se de quatro a cinco vezes o circuito do sono completo.
Comentários ( 1 ) recentes
- Hitallo
14-01-2013 às 23:56:06CELEBRO???
¬ Responder