As Alterações Hormonais na Nossa Vida
A produção de hormonas oscilam durante toda a nossa vida e se existem alturas na nossa vida que são as nossas melhores amigas, verdade seja dita que em outras alturas roubam-nos a satisfação da vida e são a nossa pior inimiga.
As principais fases de oscilações mais manifestadas na vida de uma mulher são apenas 3, mas que alteram o nosso organismo de forma substancial. A puberdade, gestação e climatério ou menopausa.
Na puberdade, a produção de hormônios alteram o nosso organismo e comportamento com o crescimento dos seios, dos pelos púbicos e com as primeiras menstruações. A produção de hormônios nesta fase desperta para curiosidades como o sexo (não querendo dizer com isto que se inicie fisicamente) e o desenvolvimento do corpo.
Se até aqui as descobertas tendiam a ser quanto ao funcionamento e desenvolvimento do organismo, na fase adulta ou de gestação, as descobertas do corpo são outras. A mulher já conhece o seu corpo e muitos dos mitos criados na adolescência já foram esclarecidos há muito. É na fase adulta que os hormônios criam a sensualidade e a sexualidade está desperta por esta altura. A gravidez acontece e a mulher vive uma fase única da sua vida.
Na entrada da idade da menopausa, a produção de hormônios funciona de forma diferente. Por esta fase a sua produção desacelera e existe uma grande tendência para sintomas de ansiedade ou depressões.
Em qualquer uma das fases, a produção de hormônios pode alterar a nossa vida e a forma como a encaramos. Disfunções hormonais podem levar a problemas sociais pois o comportamento do doente pode torná-lo antipático, pouco sociável, mal-humorado e depressivo.
Produzidos por glândulas, as nossas hormonas são criadas pelo sistema endócrino, como por exemplo a tiroide, as suprarenais ou o sistema hipófise. Cada organismo funciona de forma diferente, pelo que a produção de hormônios diferencia-se de mulher para mulher.
Há que viver com elas e saber fazê-lo, pois elas estão por lá, quer queiramos, quer não.