Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Alimentos Que Nos enche De Energia

Alimentos Que Nos enche De Energia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde

A vida que levamos actualmente tem pouco a ver com a dos nossos antepassados. O tipo de trabalho e as deslocações alteraram-se substancialmente e o esforço deu lugar à actividade intelectual.

Deste modo as necessidades energéticas são agora menores, embora se deva alimentar o cérebro com uma dieta adaptada a esta situação.

Devemos ter em conta, em especial as necessidades cerebrais que a vida acual exige, a maior actividade cerebral pede uma dieta menos calórica, mas não devemos esquecer os nutrientes de que o cérebro necessita.Ele representa apenas dois por cento do peso corporal e consome vinte por cento da nossa energia, que obtêm essencialmente a partir da glucose. Por essa razão será necessário que a tenhamos em boa quantidade ( cerca de 140 gramas diários).

Põe este motivo temos de encontrar a chave para o nosso bem-estar, fazendo uma dieta adequada ao estilo de vida.

O ideal é fazer um pequeno almoço complecto e equilibrado que proporcione as proteínas, os glúcidos e as vitaminas indispensáveis para o trabalho intelectual.

Os suplementos de fósforo, cálcio e magnésio nos casos de stress ou esforço excessivo psíquico são aconselháveis, a fim de evitar cansaço ou doença.

Deste modo deve comer-se logo de manhã, pão com queijo, fruta ou yogurte para iniciar o dia e obter rendimento. Os cereais com leite ou sumo são também indicados e muito bons para os estudantes ou pessoas que consomem mais energias.

Não se pode obter um bom rendimento se não se proporcionar ao cérebro os nutrientes necessáris, logo devemos prevenir isso desde a manhã.

Há pessoas que não tomam o pequeno almoço o que é cmplectamente desaconselhável. Além disso deve fazer-se um reforço a meio da manhã, com leite e pão ou sumo de fruta.

O sedentarismo é também prejudicial de modo que devemos ter o cuidado de andar um pouco a pé para evitar a má postura e obesidade.
Este é um problema que afecta muita gente, devido a permanecerem sentados dias inteiros.
Os problemas relacionads com excesso de trabalho intelectual e sedentarismo devem ser combatidos com dez ou quinze minutos de ginática diária e uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas.
Só assim podemos repor a energia necessária e adaptada à vida moderna.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Alimentos Que Nos enche De Energia

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

612 

Comentários - Alimentos Que Nos enche De Energia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios