Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Alimente-se contra o cancro

Alimente-se contra o cancro

Categoria: Saúde
Visitas: 12
Comentários: 1
Alimente-se contra o cancro

O cancro já é visto, por alguns especialistas, como uma epidemia. Esta terá começado após a Segunda Guerra Mundial, quando se deram transformações significativas nos processos agrícolas, das quais se destaca a introdução de um grande número de químicos, até aí inexistentes. Por outro lado, generalizou-se o processamento da maior parte dos alimentos, o que veio alterar completamente os hábitos alimentares. Os açúcares e as gorduras, e também conservantes, corantes, emulsionantes, e outros “antes” potencialmente cancerígenos, passaram a ser gastos em larga escala. Começaram a rarear os alimentos verdadeiramente naturais e desvirtuaram-se as características dos que a indústria processava.

No sentido de dificultar o aparecimento de cancro, elimine o açúcar e farinhas refinadas. Os autos da História referem que em 1830 cada pessoa comia cerca de cinco quilos de açúcar por ano e que em finais do século XX a fasquia se encontrava já nos 70 quilos. Adicionalmente, os bolos, bolachas, refrigerantes e outros alimentos com elevado índice glicémico e que, portanto, elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, devem ser evitados e, sobretudo, não consumidos fora das refeições. Prefira arroz e pão integrais e incremente a ingestão de legumes e leguminosas (ervilhas, feijão, lentilhas). Reduza os lacticínios e a carne de animais alimentados com rações.

O milho, o trigo e a soja, presentes nestas rações, são muito ricos em ómega 6, mas pobres em ómega 3. O ómega 6 estimula os processos inflamatórios, que se podem tornar crónicos e derivar em determinados cancros, como o do fígado, colo do útero, estômago e cólon. Ora, o nosso equilíbrio fisiológico depende, em grande medida, do equilíbrio entre estes dois ómegas, que só podemos obter da alimentação, uma vez que o nosso organismo não os produz. Para aumentar as fontes de ómega 3, coma peixes gordos (salmão, sardinhas, anchovas, cavala), abacate e nozes.

Embora haja a sensação que qualquer factor é passível de assumir um papel preponderante na promoção de um tumor, o certo é que o organismo gera ininterruptamente células anormais, susceptíveis de constituir a base de um carcinoma. O sistema imunitário entra, então, em acção e o duelo estabelece-se. Se uma em cada quatro pessoas morre de neoplasia, três não chegam a desenvolver qualquer cancro, graças à protecção das suas defesas naturais. Deste modo, há que debelar os factores perturbadores da nossa estrutura imunitária, para que esta se mantenha mais forte do que o cancro. Neste sentido, é essencial combater a poluição invisível, que tem a dita de imitar as hormonas, potenciando carcinomas hormonodependentes. Ela encontra-se em todo o lado: herbicidas, pesticidas, plásticos, produtos de limpeza e cosmética… O controlo total é impossível, mas a atenção aos rótulos e à origem integra uma boa política preventiva.

Maria Bijóias

Título: Alimente-se contra o cancro

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 12

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoxico

    18-05-2009 às 02:26:14

    saúde, estou com medo. muito medo por pessoa de quem amo.
    a saúde só se nota quando falha. é como a electricidade só se sente a falta quando estamos as escuras ,....até lá nem reparamos a sua existencia. tomamos por garantida.

    ¬ Responder

Comentários - Alimente-se contra o cancro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios