Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Álcool Uma Bebida Perigosa

Álcool Uma Bebida Perigosa

Categoria: Saúde
Álcool Uma Bebida Perigosa

Para o comum dos adultos, beber moderadamente traduz um consumo diário de, no máximo, duas bebidas para os homens e uma para as mulheres e os idosos. Esta ingestão regrada não ocasiona problemas relacionados com o álcool (desde que não interdito por questões de saúde ou outras). Uma bebida equivale a uma caneca de cerveja ou um copo de vinho.

«Se és moderado, bebe», poderia ser o slogan a adoptar para sensibilizar quem tende a ver no álcool um refúgio e uma maneira de “bater”. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de acordo com o peso e a faixa etária, seria razoável para um jovem saudável e sem indícios de alcoolismo, entre os 14 e os 19 anos, beber até duas cervejas (3 dl cada) por dia, ou dois pequenos copos de vinho (1,5 dl cada), ou um cálice de Porto (0,5 dl) para um “brinde”. Nestas idades, são totalmente desaconselhadas bebidas destiladas, como aguardentes ou whiskies. As raparigas, na sua condição de mais sensíveis, devem ingerir quantidades inferiores.

De salientar que o “baptismo” do álcool continua a constituir, em muitos casos, a iniciação em grupo. Todavia, não há que esquecer que o álcool é, ou pode ser, uma droga de acesso legal, barata e publicitada, mas dura. Este “passaporte” para a sociedade dos adultos é susceptível de sair demasiado caro a quem não revele capacidade de se controlar. Efectivamente, os problemas associados ao álcool ultrapassam largamente os de outras substâncias, motivando violência doméstica e famílias destruídas, doenças gastrenterológicas (cirroses, úlceras, alguns cancros) e mortes relacionadas com elas, patologias neurológicas (polinevrites, demências) e, sobretudo, acidentes de viação, com as mais variadas consequências para estes condutores e os outros. Mais de metade dos acidentes acontecem sob o efeito do álcool. Este transforma-se numa droga quando se consome para atordoar, para facilitar desinibições e comportamentos que, de outro modo, não viriam à tona, e quando a rotina quotidiana só se leva a cabo com recurso a ele.

O álcool faz parte de uma tradição cultural, herdada do culto à vida prestado pelos gregos através dos rituais dionisíacos. O bebedor social bebe moderadamente e não perde o controlo nem muda a sua atitude. O bebedor excessivo perde o controlo dos seus actos e o alcoólico já se encontra dependente física e psicologicamente, não se recordando, amiúde, do que praticou enquanto estava sob a influência alcoólica.

Os filhos de pais com dificuldades referentes ao álcool devem estar atentos, porque a probabilidade de também o virem a ser é maior. Para além do modelo em casa, possuem predisposição genética. Estes indivíduos têm de ter um cuidado acrescido e, na eventualidade de começarem a perder o controlo social e do próprio acto de beber, abster-se totalmente. Da mesma forma, recomenda-se àqueles que alterem facilmente o seu comportamento social após o consumo de uma pequena quantidade de álcool que não tornem a beber; são como que “alérgicos” à bebida alcoólica. É muito frequente ocorrer na sequência de acidentes com traumatismo craniano.

E desenganem-se os que se socorrem do álcool como uma espécie de Viagra. Já Shakespeare o constatou: «It (wine) increases the desire, but decreases the performance», que é como quem diz que, em excesso, leva a uma disfunção eréctil. São estes alcoólicos que se vão tornar ciumentos, acusando as esposas ou namoradas de terem outros, quando na realidade são eles que não “conseguem”. O que se há-de fazer? É a (des)ilusão do álcool…


Maria Bijóias

Título: Álcool Uma Bebida Perigosa

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

637 

Comentários - Álcool Uma Bebida Perigosa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios