Acne: causas e tratamento



Em primeiro lugar, há que saber o que é exatamente a acne. Esta doença surge na sequência de uma hiperatividade das glândulas sebáceas, influenciadas por um desequilíbrio hormonal, que costuma ocorrer entre os 12 e os 20 anos. O problema surge quando o poro é totalmente preenchido por gordura e pele morta. Surgem assim as tão inestéticas borbulhas que, ao inflamarem, produzem pus. A acne pode também surgir nas costas, peito, pescoço e ombros.
Depois, devem tentar conhecer-se as causas deste mal. Para tal, deve recorrer-se a uma consulta de dermatologia, onde o médico, através de um questionário completo acerca dos hábitos alimentares, da higiene, dos antecedentes familiares e outros, identifica a origem da doença e traça um plano para a controlar ou mesmo erradicar (em casos mais graves). O uso de medicamentos específicos (cortisona, barbitúricos e xaropes à base de iodo e bromo) pode também desencadear surtos de acne, assim como determinados cosméticos (cremes e óleos) que podem fazer surgir a acne mesmo na idade adulta.
Devem também eliminar-se alguns mitos relacionados com a acne, como os que apontam o chocolate como o grande responsável, mas tal não está comprovado cientificamente. Lavar a face várias vezes por dia só vai piorar o estado da pele, pois as glândulas sebáceas vão ter de trabalhar mais para repor a gordura entretanto retirada. Espremer as borbulhas, como é óbvio, apenas provoca inflamações e, talvez ainda, cicatrizes.
De qualquer forma, a acne é uma doença passageira e, por volta dos 20 ou 25 anos, é esperável que tenha desaparecido.
Também vai gostar:

Comentários ( 4 ) recentes
Luene
22-07-2014 às 19:43:13A acne pode ser tratada com receitas caseiras e com uma boa alimentação. É importante também ir a um especialista que decifre as causas, pois diferencia de uma pessoa para outra. Acredito que beber bastante água já melhora o aspecto do rosto.
¬ Responderraquel
19-06-2012 às 21:33:50eu não gosto de ter isso é muito rui
¬ Responderanonimo
20-05-2010 às 21:10:58olá eu tenho algumas mas estou passardo um produto que diz que evita mas ainda nao senti nenhum efeito.me ajude
¬ Respondergraziela
06-05-2010 às 01:04:29OI Doutor eu tenho muita acne e isso tá me incomodando demais serpá que não vai passar desde os 13 anos eu tenho já tenho 21 e nada dessa fase passar. As minhas infeccionam demais ficam enorme. O que eu fasso ?
¬ Responder
graziela
Comentários - Acne: causas e tratamento
voltar ao textoVeja na Rua Direita


