Acabar Com O Chulé
As recomendações básicas são as mesmas que se fazem para as micoses: não usar calçado apertado; não usar calçado de borracha (usar pele e couro, pano, ou “naturais”); não usar meias com fibras sintéticas, usar algodão, evitar as condições que provocam transpiração; pôr os pés ao léu (usar calçado aberto ou andar descalço) sempre que possível… Mas isso não chega! Até porque, quem tem o problema do chulé, muitas vezes se inibe de andar com os pés ao léu, precisamente por causa do mau cheiro.
A forma que usamos para preparar as tinturas aplica-se a todas elas: colocar uma boa porção da planta respectiva: ALECRIM, ALFAZEMA, PINHEIRO, CIPRESTE, o que for, num frasco de vidro, de boca larga e cobrir com álcool até um ou dois centímetros acima da planta. Deixar repousar cerca de 12 horas antes da primeira aplicação e depois guardar assim mesmo sem separar as plantas, porque a tintura só é "tintura", ao fim de vinte dias. As tinturas duram anos (se não se gastarem antes, é claro!).
A estratégia para acabar com o chulé é:
- colocar num cálice (vidrinho), numa chaveninha (xícara pequena), ou num pratinho, umas quantas gotas de tintura de ALECRIM e/ou de ALFAZEMA (lavanda), juntar (ou não) as duas tinturas e algumas das outras nas proporções que produzam o aroma que lhe é mais agradável.
As tinturas de Lavanda ou de Alecrim são básicas para o tratamento e devem ser usadas sempre, separadas, ou em conjunto, ou misturadas com as outras, conforme cada um preferir.
Se quiser acelerar o cura da micose pode juntar também uma ou duas gotas de tintura de cravinho.
- Juntar, à quantidade de tintura que se vai usar (deve ser o suficiente para aplicar na totalidade dos pés) um pouco de água (menos de metade da quantidade de tintura), mexer com o dedo e aplicar.
Se se preferir um efeito bem hidratante, então deve-se juntar, além da água, igual quantidade de óleo de girassol ou de soja. ou azeite mesmo, e um pouco de óleo para o corpo, ou óleo de bebé. Também pode juntar a um creme ou leite corporal. Mexe-se e fica cremoso, muito agradável.
Este preparado, com as tinturas, um pouquinho de água e os óleos, é excelente para usar como creme hidratante, para todo o corpo, depois do banho e o melhor tratamento que há para a pele e para as rugas.
Também é óptimo para acabar com a comichão, impinges, coceira, etc. aplicando a tintura (ou mistura de tinturas) pura.
Outros cuidados a ter:
- Lavar os pés sempre que se muda de calçado (ou, pelo menos, duas vezes ao dia), juntando umas gotinhas de água oxigenada à água onde se lavam os pés. Depois da lavagem seca-se e aplica-se o preparado da alínea anterior, nos pés, massajando bem. Não secar depois, deixar assim mesmo que seca rapidinho.
- O calçado deve ser lavado todos os dias, se isso for possível, ou então limpo por dentro, passando com um algodão (ou paninho) molhado em água oxigenada, primeiro, e depois com a mesma mistura das tinturas, mas sem água, azeite ou óleo.
Também pode usar só a água oxigenada, mas o efeito não é tão espetacular nem tão agradável. Na verdade até prejudica a hidratação dos pés…
Fazendo, com persistência, este tratamento que aqui se descreve, consegue acabar com o chulé em poucos dias. Depois é só fazer a manutenção: usar o tratamento 3 ou 4 vezes por semana, no mínimo.
Experimente que vai adorar. A sensação é óptima e a autoestima sobe muito…