Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Vacina Da Varíola

A Vacina Da Varíola

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 8
A Vacina Da Varíola

A varíola é uma doença, bastante grave, que assolou já a humanidade e matou milhões de vidas em todo o mundo.

Contudo, ela foi já declarada irradicada em 1980.

Os mais antigos escritos da doença datam do século XV, mas , no entanto, ela terá surgido nas populações mundiais, há mais de dez mil anos.

Na realidade, ainda há restos de mumuficações, por exemplo do faraó do Egito, Ramsés V, que revela erupções pustulentas, que indicam, que provávelmente ele terá morrido com a varíola.
A varíola, apresenta várias estirpes, chamadas, varíola mayor e varíola minor, que levaram à morte , milhões de pessoas na Europa, ao longo do século XVIII.

A partir de 1796, a situação começou a mudar, devido à descoberta da vacina, Por um médico britãnico, Edward Jenner, que combatia o vírus que a provocava.

Os seus principais sintomas, logo após serem infetados, eram: febre, dores musculares, cefaleias, náuseas e dores nas costas. Tinha um período de incubação de 12 dias e depois seguiam-se erupções pustulosas generalizadas, que se iniciavam na testa e se espalhava pelo corpo.

Após este quadro clínico, a doença assumia uma das quatro variedades: a comum, modificada, maligna e hemorrágica, que variavam na percentagem de mortalidade geral.

Contudo, não foi nada fácil desenvolver a vacina porque havia uma guerra da vacinação.

Apesar da descoberta de Jenner ser óbvia de um ponto de vista moderno, a ideia de injetar as pessoas, para as livrar de contraír o vírus, gerou grande controvérsia.

O local onde jenner descobriu a vacina foi na sua casa, que ainda hoje existe, Está situada na cidade de Berkley, Clooucestershire, e atualmente esta casa, acolhe o Museu Edward Jenner, que combina um museu tradicional com um ambiente de aprendizagem interativa para crianças e ainda um arquivo histórico.

O vacina antivariólica é composta por um vírus chamado vacina, que era metido dentro de um frasco seguro.quando se injeta no corpo induz anticorpos que protegem contra todos os vírus da varíola, incluindo as variantes que afetam macacos e bovinos.

A agulha desta vacina não era administrada com uma agulha mas sim com um instrumento bifurcado, concebido para reter uma gta de solução de cada vez.

Apesar das controvérsias, acerca da vacina, ela conseguiu evitar muitíssias mortes e ainda hoje persiste.

A partir de 1980 a varíola considera-se práticamente erradicada e hoje as amostras do vírus, são mantidas em escassos laboratórios altamente seguros.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Vacina Da Varíola

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 8

627 

Comentários - A Vacina Da Varíola

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios