Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A tiroide – fonte do equilíbrio humano

A tiroide – fonte do equilíbrio humano

Categoria: Saúde
Comentários: 4
A tiroide – fonte do equilíbrio humano

A tiroide é uma glândula endócrina em forma de borboleta, situada no pescoço em frente à traqueia. Acontece que esta glândula, tão pequena e para muito desconhecida, é essencial para funcionamento saudável do corpo humano. Ela liberta as hormonas que estimulam o metabolismo e assegura a maioria dos processos bioquímicos do nosso corpo. Parece inacreditável, mas a tiroide é responsável pela regulação da pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura corporal, o peso e estado emocional do corpo humano.

Só nos apercebemos da existência da glândula tiroide quando aparecem os sintomas tão desagradáveis como: perda de peso, depressão, dificuldade de engravidar ou até – alopecia ( queda abundante de cabelo).

Existem vários distúrbios relacionados com a tiroide:
-hipertiroidismo (excesso de hormonas tiroideias);
-hipotiroidismo (deficiência de hormonas tiroideias);
-nódulos e carcinoma da tiroide;
-doenças autoimunes que são causadas por anticorpos dirigidos contra a tiroide( podendo estimula-la ou destrui-la);
-o bócio (quando a tiroide aumenta globalmente de tamanho).

Em Portugal foram diagnosticados distúrbios da tiroide em mais de 10% da população. Esta doença atinge crianças e adultos, com prevalência nas mulheres. A pouca e fraca divulgação da informação aponta para existência de muito mais casos de doentes da tiroide do que a estatística conta. Porem, o diagnóstico precoce desta doença depende da iniciativa de cada um em parte. Evitar estas doenças nas crianças, é a maior preocupação dos especialistas em endocrinologia. Os resultados das pesquisas revelam que as zonas do pais como distritos de: Bragança, Covilhã, Faro, Coimbra e Portalegre são as mais afetadas. Isso é devido a baixo nível de iodo, um importante mineral para funcionamento da glândula tiroide.

Foram reveladas varias causas que provocam a alteração do funcionamento da tiroide: a falta ou excesso de iodo na alimentação, tendência genética para aparecimento desta disfunção, doenças autoimunes (uma má higiene oral, vírus que criam anticorpos que afetam a tiroide), que diminui a função da glândula.

Comecem por - marcar uma consulta com o vosso médico de família para esclarecer as dúvidas. Uma entrevista clinica tem um papel primordial no diagnóstico de patologias tiroideias. Existem vários exames médicos e testes laboratoriais que podem diagnosticar com toda a certeza o distúrbio da glândula tiroide.

Um cuidado especial devem ter as mulheres gravidas. Durante a gravidez o número de hormonas tiroideias totais altera bastante. No caso de um diagnostico precoce de uma doença de tiroide durante a gestação, é possível um tratamento medicamentoso seguro da gravida. Este passo é muito importante para saúde da mãe e bebé. Neste sentido o teste do pezinho, que é feito no recém- nascidos entre o terceiro e o sexto dia após o nascimento do bebé, tem enorme importância na resolução dos problemas relacionados com doenças congénitas.

Embora os médicos avisam que é difícil antecipar esta doença, podemos prevenir o aparecimento da mesma reforçando o consumo de iodo através de alimentos ricos neste mineral ou através de sal iodado.

Resumindo e concluindo: Cuidem-se!


Lilia Buraga

Título: A tiroide – fonte do equilíbrio humano

Autor: Lilia Buraga (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Lilia BuragaLilia Buraga

    04-01-2015 às 19:08:30

    Obrigada Sophia, Lia e Rafaela pelos vossos comentário muito importantes para mim!
    Comecei a pesquisar sobre este tema há mais de três anos, quando me foi diagnosticado a hiperteroidíte. Descobri muita informação útil, conheci muita gente que sofre ou sofria com a mesma doença. Também descobri que há cura para a maioria das doenças da tiroide.
    Eu pessoalmente já consegui controlar o funcionamento da minha tiroide sem medicamentos já mais de um ano e estou contentíssima com o resultado.
    P.S. Fico contente por o meu artigo ser útil para alguém e estou disponível de partilhar mais informação sobre o assunto. Até sempre! Lilia.

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    23-07-2014 às 18:22:27

    Tenho uma amiga com tireoide, mas ela vive muito bem com isso. Mas, sempre tem que estar tomando o remédio nas horas certas.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-04-2014 às 23:49:23

    Fantástico texto, a Rua Direita fica contente com seu desenvolvimento, obrigada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLia

    16-04-2014 às 00:19:30

    Absolutamente excelente para o trabalho da escola , tive 18, obrigado amiga

    ¬ Responder

Comentários - A tiroide – fonte do equilíbrio humano

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios