A Primeira Menstruação
Esta mudança no corpo de uma menina, pode ocorrer entre os 9 e os 14 anos e vai variar tendo em conta a genética de cada uma. É também necessário ter em conta a alimentação e a obesidade.
A partir dos 9 anos de idade, começam a aparecer alguns sintomas que podemos identificar como o início da puberdade. O estreitamento da cintura, o aparecimento de pelos púbicos e o crescimento do peito.
Na eventualidade de acontecer antes, é necessário uma visita ao médico, pois o aparecimento precoce da menstruação pode ser sinónimo de que alguma coisa não está bem. Verifique causas como a obesidade ou até mesmo em pré disposição de cancro em casos mais graves e alarmantes.
Se não acontecer depois dos 16 anos, pode também ser sinal de problemas de saúde associados à anemia, desnutrição ou até mesmo a problemas hormonais e genéticos.
Psicologicamente, todas nós enquanto mães temos de preparar as nossas filhas para o aparecimento da primeira menstruação. Apesar de muitas acharem o assunto tabu, não se podem cometer os crassos erros de não se falar no assunto, pois a realidade está lá, vai acontecer e cabe-nos informar e desmistificar qualquer história mais absurda que a filha possa ter ouvido.
Quando acontecer, contenha-se e não faça uma festa nem arraial e muito menos telefone à família inteira a dar a notícia. Fale com a sua filha e explique-lhe aquilo que ficou por falar anteriormente. Sem vergonhas, crie um laço em que a sua filha possa confiar e perguntar sem vergonhas para obter respostas verdadeiras.
Aproveite esta altura para introduzir ou desenvolver conversas como a contraceção e sobre a gravidez indesejada na adolescência. Crie uma relação de amizade e forme com a sua filha uma grande cumplicidade. Só desta forma vai assegurar que ela lhe conte tudo e que quando tiver alguma dúvida não a tente ir esclarecer em sítios onde as respostas podem ser absurdas.