Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

Categoria: Saúde
A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

As atividades físicas são indicadas para todas as pessoas em todas as fases da vida, exceto aquelas que por razões médicas não são aconselhadas a praticar esforço físico. Fora isso não há contra-indicação para a prática desportiva. Uma dúvida bastante recorrente é quanto à prática de desporto durante a gravidez. As atividades físicas são indicadas também no período da gestação, desde que liberadas pelo obstetra.

É preciso estar atento aos três primeiros meses de gestação, em que o feto ainda está se formando e se fixando. Nestes primeiros meses de gravidez o risco de abortos naturais são maiores e é indicado mais atenção e menos esforço físico. Além disso, nos demais trimestres gestacionais grávidas com pressão alta, com gravidez de alto risco ou ameaça de aborto, problemas osteoarticulares ou diabetes não são liberadas para a prática desportiva.

A recomendação é que mulheres que já praticavam atividades físicas antes da gravidez podem manter o mesmo ritmo durante a gestação. Mulheres que estavam sedentárias podem iniciar atividades físicas nesse período, entretanto dando mais atenção aos exercícios gradativos. O aconselhável é que se comece duas vezes por semana e se vá aumentando gradualmente. É fundamental também estar atento à quantidade e intensidade dos exercícios visto que o excesso de atividade física pode prejudicar o crescimento do feto, pois o sangue deixa de circular na placenta e se concentra na musculatura que está sendo trabalhada. Portanto abuso de atividade física não faz bem em nenhum momento da vida, mas especialmente não combina com gravidez.

São várias as atividades indicadas para as gestantes. Ioga, pilates, caminhada, musculação leve, alongamento, ginástica localizada, relaxamento e as preferidas das gestantes: hidroginástica e natação. Há locais que trabalham especificamente com hidroginástica e pilates para gestantes. Exercícios de impacto ou com sobrecarga ou corrida também não são adequados. Conforme a evolução da gestação a sobrecarga do aumento da barriga na região lombar causa muita dor nas costas nas gestantes. Nesse caso, pilates e ioga auxiliam na adequação da postura, da respiração, proporcionando maior resistência muscular e dando uma melhor qualidade de vida nestes meses de gravidez.

A prática desportiva durante a gravidez traz inúmeros benefícios para a gestante e, consequentemente para o bebê. Além de amenizar a dor na coluna, a realização de atividades físicas diminui o inchaço, dá mais disposição na realização das tarefas diárias, relaxa, controla a alimentação e o ganho excessivo de peso. Essa prática também traz benefícios para a respiração e tonifica os músculos, auxiliando na hora do parto. A recuperação no pós-parto também é mais fácil para quem pratica atividade física. Além de todos esses benefícios físicos, a prática desportiva durante a gestação ainda traz benefícios emocionais, pois auxilia até no humor. Traz tranquilidade e equilíbrio emocional, aumentando a auto-estima e proporcionando bem-estar.

Os benefícios das atividades desportivas durante a gestação também beneficiam o feto, porque durante a prática dos exercícios, quando bem realizados e na medida certa, oxigenam o feto e liberam nutrientes para o bebê.

Contudo é fundamental lembrar que a prática de atividade física durante o período gestacional deve ser liberada e orientada por um médico.


Rosana Fernandes

Título: A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

767 

Imagem por: AdamSelwood

Comentários - A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: AdamSelwood

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios