A leucemia em Criança
As leucemias são classificadas como agudas e crônicas, tomando-se como base o nível de maturação da população neoplásica. As agudas se caracterizam por um grave defeito de maturação, induzindo a um acúmulo de células imaturas que é os blastos; que há falha na produção dos glóbulos brancos diferenciados. As leucemias crônicas, é ao contrário, são definidas por hiperplasia de elementos maduros, que tendem a constituir distúrbios relativamente e indolentes nos seus estádios iniciais, porém, tardiamente pode transformar em uma leucemia agudas. 85% das leucemias em crianças são da uma forma linfoide aguda, e 10% mieloide aguda, e 5% Mieloide Crônica. As leucemias linfoides crônicas não se manifestam na faixa pediátrica. Incidem na população em uma freqüência de 125.000 indivíduos do grupo com faixa etária de 0 a 14 anos. O risco de uma criança desenvolver leucemia nos primeiros dez anos é de 12.880. A faixa etária de maior freqüência está entre 2 e 5 anos, sendo raras crianças apresentarem leucemias linfoides abaixo dos 2 anos e acima dos 10 anos.
Discute a sua etiologia, embora sejam enfatizados como possíveis causas e efeitos da irradiação, exposição a drogas quimioterápicas, fatores genéticos, fatores imunológicos e exposições a algumas viroses. Para melhor entende esta, doenças, são importante compreendamos a composição do sangue e da medula óssea. O sangue é composto por plasma e células suspensas no plasma. O plasma é formado por água na qual se dissolvem vários elementos químicos: como a proteínas ex: albumina, hormônios outro exemplo hormônio da tireoide, os minerais ex: ferro, vitaminas ex: ácido fólico e anticorpos, inclusive aqueles que desenvolvemos a partir da vacinação como, por exemplo, anticorpos ao vírus da poliomielite. As células presentes no sangue incluem glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas. Os glóbulos vermelhos estão repletos de hemoglobina, a proteína que capta oxigênio nos pulmões e os leva para os tecidos. As plaquetas são células pequenas que ajudam a conter o sangramento, acoplando-se à superfície dos vasos, quando lesados, faz com que se juntem, fechando o local do sangramento.
Os glóbulos brancos são também denominados fagócitos, ou seja, células “comedoras”, por “ingerirem” bactérias ou fungos e que ajudar a destruí-los, auxiliando na cura da infeção. Os eosinófilos e os basófilos são subtipos de glóbulos brancos que participam da resposta a processos alérgicos. Linfócitos: são tipos de glóbulos brancos presentes, em sua maioria nos gânglios linfáticos e em menor número no sangue periférico, que têm como principal função manter a imunidade. Existem três tipos de linfócitos: Linfócito B, Linfócito T e células Natural Killer. Todos estes tipos de células ajudam a combater infeções de todo o corpo. Eles se acumulam em certas áreas, como pescoço, axilas, peito, abdome e virilha.
Vasos linfáticos são vasos que conectam os gânglios. Eles contêm linfa, uma espécie de fluido que transporta os linfócitos, e funcionam como “vias expressas” para o trânsito dos linfócitos. A medula óssea é um tecido esponjoso, que ocupa a cavidade central do osso e onde ocorre o desenvolvimento de células sangüíneas que circulam no sangue. O processo é da formação das células sangüíneas, que é chamado de hematopoese. Um pequeno grupo de células, denominadas as células-tronco hematopoéticas, e que é responsável por produzir todas as células sangüíneas no interior da medula óssea. As células-tronco hematopoéticas, se desenvolvem em células sangüíneas específicas por um meio de um processo de diferenciação. Gânglios linfáticos: são nódulos ou órgãos do tamanho de um grão de feijão, encontrados em crianças e adolescentes saudáveis, existem células-tronco hematopoéticas suficientes para que haja uma produção contínua das células sangüíneas.
Uma vez que essas características são determinadas, o termo utilizado pode ser leucemia linfoblástica aguda tipo T ou leucemia linfoblástica aguda tipo B. A anormalidades Cromossômicas que é cito genética que é alteração nos cromossomos das células blásticas podem ser avaliados por exame como denominado cito genética. Uma alteração específica nos cromossomos, também auxilia na classificação da doença e no planejamento do tratamento. Dentre outras características importantes na orientação terapêutica está na idade do paciente, e o nível da contagem de glóbulos brancos do sangue e o envolvimento do sistema nervoso central.
Comentários ( 15 ) recentes
- eliane
06-07-2013 às 17:35:07eu e minha familia descobrimos que minha irma de 10 mese esta com leocemia todos estamos muito triste ..tem cura
¬ Responder
- janete da conceicao rosa
31-01-2013 às 20:27:16descobrimos que minha "metadinha" está com leucemia no sangue,ele tem 10 anos estou acabada,me ajudem.
¬ Responder - ana paula pereira da silva
19-02-2012 às 15:58:06eu ana estou fazendo curso tec.de emfermagem e estou fazendo um trablhor e escolhir lecemia em criança pos gosto de criança e queria sabe e ajuda queria ajuda pra que meu trabalhor venha ajuda e tira duvida obrigado mim ajudem por favor.
¬ Responder - geovaci peres de castro
10-09-2011 às 03:11:44meu filho Rafael Peres, ta acometido de leucemia linfoide aguda t, ja foi realizado 08 sessao de quimioterapia e a doença voltou, infelismente nao encontrou um doador compativel, e os medicos fala que é muito grave, esta fazendo oque pode, mas a minha esperança ta depositada no nosso senhor Jesus Cristo, pois to lendo a bíblia e a palavra de Deus nos da muito esperança de cura através da fé...vamos incentivar as pessoas a fazer o teste de compatibilidade de doador de medula ossea.
¬ Responder - Lais matias gouveia
18-02-2011 às 12:03:38Oi na terça,recebi a noticia q o meu pequeno pricipe(DAVY)
¬ Responder
esta com leocemia,estou desesperada.o medico ja nos comunicou qual o tipo de leocemia q ele tem,gostaria de saber quais as chances q ele tem para se cura o meu principe tem 4anos.obrigada - fernando
25-12-2010 às 21:48:03a uma semana descobrimos que o meu sobrinho era portador de leucemia ele tem apenas 2 anos e 4 meses estamos desesperados pois conhecemos pouco sobre a doença e possuimos poucos recursos gostaria se possivel obter mais informaçoes precisas sobre a doença
¬ Responder - janaina
16-12-2010 às 00:25:51tenho uma priminha de 9 anos q estar com leucemia aguda.E gostaria de saber qual achance de cura para essa doença?e se é preciso um transpalnte de medula para se ter uma cura por completo ou se so a quimio resolve?
¬ Responder - isabella e nayara somos médicas
10-06-2012 às 00:28:18voce tem que levar a sua priminha de 9 anos para o médico e o médico vai passar um remédio para voce talvez ele nem passe se ele não passar ela vai tenque levar uma injessão.
¬ Responder - Beatriz
14-12-2010 às 18:55:12olá , tenho uma prima de 9 anos de idade , hoje descobrimos que ela está com leucemia , gostaria de saber se tem chançes de cura e como vai ser feito , estou muito triste , sou muito apegada a essa criança e sou capaz de tudo pra ver ela livre dessa doença.
¬ Responder - elizabetesantos de arruda
22-11-2010 às 11:23:03tenho0 serteza de que Deus estar sempre no comando de tudo ate nas horas de aflisão que ele possa cofoltar da melhor forma possive a todos os portadores e famlhares que der força que eles possa olar com fé pos o pai selesteal amo e que dalas paz i vida ate mais
¬ Responder - Daliane
13-03-2010 às 00:46:24Gostaria de saber sobre a leucemia do tipo t, sobre o tratamento e se existe cura para essa doença. Aguardo resposta. Obriga!
¬ Responder - Elsa Fonseca
15-12-2009 às 13:00:28Tal como a Iamara,tenho uma criança filha de um amigo com leucemia do tipo t,informem-me sobre a doença,tratamento e ...cura.Tou numa aflição muito grande.Obrigada
¬ Responder - lamara
22-10-2009 às 00:53:14Ontem descobri na minha família que minha prima de 10 anos está com leucemia do tipo t, gostaria de receber informações sobre esse tipo de doença e como é o tratamento e a possibilidade de cura?
¬ Responder - noeli marcon
22-09-2009 às 01:35:14quais sao as chanses de cura de uma criança de 4 anos . e quanto tempo de tratamento? sendo que a crinça esta bem debilitada. obrigada
¬ Responder - Sebastião Carlos Fonseca Farias
16-09-2009 às 15:16:27O assusnto deve ser aprofundado, pois as pesquisas tem que ter especificação de como afeta todos os sistemas do organismo, para poder termos um quadro bem amplo de que na verdade é Leucemia.
¬ Responder