A Intimidade Depois Dos 50
A par com todas elas também a sexualidade, quer da mulher quer do homem, tem respostas diferentes nas mais diversas etapas da vida, sendo umas mais estimulantes que outras. Depois dos 50 anos, as respostas se.... são alteradas não implicando necessariamente respostas negativas ou uma atividade se.... menos estimulante.
O que é mesmo muito importante para que a vida sexual seja satisfatória é que homens e mulheres mantenham uma vida com qualidade, para que continuem a encarar a sexualidade como fazendo parte dessa mesma vida.
O que muda nas mulheres
Quando uma mulher entra na fase da menopausa verifica-se que os níveis de estrogénio descem significativamente. É a falta desta hormona que implica a mudança de comportamentos da mulher face à sua sexualidade. As secreções vaginais que contribuem para uma sexualidade plena de desejo e prazer tendem a diminuir levando a que as relações sejam menos frequentes. Isto acontece porque a fase de excitação fica mais demorada, ficando por vezes até comprometida. O desejo também fica menos evidente e a penetração fica mais difícil.
Cabe ao casal ter uma atitude de compreensão e encarar estas situações com naturalidade. Existe no mercado farmacêutico alguns lubrificantes que podem dar uma ajuda.
Com o passar dos anos os homens começam a verificar que demoram mais tempo para atingir uma ereção plena e para que tal aconteça é necessário um maior tempo de estimulação. Surgem muitas vezes nesta fase da vida a disfunção eréctil que é muitas vezes consequência dos medos e dos mitos que se referem ao desempenho se.... depois dos 50 anos.
Nunca esqueça
Há mesmo quem afirme que para se ter uma vida com saúde é necessário a prática de se.. com prazer e que a prática de se.. com prazer contribui igualmente para uma vida com saúde. A sexualidade não é apenas a simples penetração, podendo esta ser valorizada também pelas manifestações de carinho e pela partilha da intimidade.