Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A importância dos primeiros dentes

A importância dos primeiros dentes

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
A importância dos primeiros dentes

Os cuidados com a higiene de gengivas, dentes e língua dos bebês vão determinar a saúde bucal da criança e prepará-la para permanecer saudável na vida adulta. Isto significa dizer que a limpeza da boca deve iniciar desde nascido e não descuidar quando do aparecimento dos dentes de leite, também conhecidos por temporários ou decíduos.

Esta primeira dentição, que soma em torno de vinte dentes, é responsável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento da mastigação. Nela, estão presentes os incisivos, cuja função é cortar; os caninos, desenhados para rasgar, e aqueles responsáveis pela trituração, o grupo dos molares. Todos devem cumprir suas tarefas até serem substituídos pelos dentes permanentes.

Além da mastigação, os dentes temporários também são responsáveis pela constituição dos ossos do rosto, incluindo a arcada dentária. Eles contribuem ainda para as funções da fala, ajudando na perfeita articulação dos sons, e vão orientar a direção e o espaço que serão tomados por seus substitutos.

Todas estas funções, portanto, são prejudicadas quando a criança sofre uma perda precoce, ou é vítima de infeções. No primeiro caso, a ausência súbita e demorada do dente temporário, além de afetar a estética do sorriso, facilita a ocorrência de oclusões defeituosas na segunda dentição, afetando, algumas vezes, o desenvolvimento psicológico.

A boa escovação, com produtos apropriados, geralmente é suficiente para garantir a saúde bucal, o que não exclui visitas periódicas ao dentista, a fim de certificar que a manutenção dos dentes de leite está ocorrendo correta e satisfatoriamente.

Assim como os dentes permanentes dependem da conservação saudável dos temporários, os primeiros dentes também dependem dos cuidados na fase anterior ao seu nascimento. Nessa fase, é preciso cuidar da limpeza da boca do bebê, para evitar a proliferação de bactérias e indesejáveis infeções. A limpeza dos lábios, língua e gengiva deve ocorrer com freqüência, sobretudo ao amanhecer e na hora de dormir. Os métodos de limpeza devem ser orientados pelo pediatra, que decidirá a melhor forma de fazer a higiene sem afetar a saúde geral do bebê, que pode ter problemas de alergia com determinados produtos.

Acompanhe ativamente a história bucal do seu filho, garantindo-lhe a saúde. Não ouça idéias falsas que circulam sobre os dentes de leite, principalmente aquelas que diminuem sua importância, incutindo erroneamente o princípio de que, por serem temporários, não afetam a criança e o adulto. Antes, considere seriamente o ditado corrente: “a saúde começa pela boca”.




Hediene

Título: A importância dos primeiros dentes

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 2

674 

Imagem por: Ashie B

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Gabriel henriqueGabriel henrique

    21-03-2011 às 13:08:22

    Olá gostaria de saber se o primeiro dente em bebê da alergia, pois quando surgiu os primeiros dentinhos em minha filhinha apareceu um monte de alergia será que isso esta relacionado com os dentes ?

    ¬ Responder

Comentários - A importância dos primeiros dentes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Imagem por: Ashie B

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios