A Importância De Um Urologista
Como as meninas devem ser acompanhadas nas suas mudanças também os meninos devem ser assistidos desde pequenos. A adolescência é uma fase que causa sempre angústia, timidez, insegurança e por vezes agressividade. As dúvidas que surgem devem ser sempre esclarecidas pelos pais, médicos e psicólogos.
Por exemplo a puberdade é motivo de muitas perguntas e dúvidas por parte dos rapazes e raparigas. Suscitadas pelas alterações corporais, mudanças de voz, sexo e outras. Assim os rapazes devem ir com frequência ao urologista a fim de serem informados das alterações dos órgãos sexuais e das suas capacidades reprodutoras. Muitas vezes alguns são apanhados de surpresa por não poderem dar filhos, sendo motivo de grande desgosto. O acompanhamento torna-se importante para evitar estas situações.
É conveniente consultarem um urologista antes de iniciar a vida sexual e depois para serem bem esclarecidos dos cuidados e hábitos que devem ter bem como da higiene. O ideal é fazer uma consulta anual para saber se está tudo bem. Infelizmente há pessoas que pensam que o homem só deve frequentar o urologista depois dos cinquenta anos quando começa o envelhecimento ou para fazer exames da próstata.
O acto de envelhecer deve ser visto como normal e não entrar em pânico ou depressão pois agrava mais o acelerar do envelhecimento. Muitas pessoas têm envelhecimento precoce devido à vida pouco saudável que fazem. Para isso contribui o sedentarismo, a má alimentação e o trabalho excessivo. Os complexos em relação á idade não devem acontecer e o hábito de ir ao urologista desde cedo é salutar para o homem, não devendo ser associado aos problemas da próstata como é normal acontecer.