Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A importância de um check-up

A importância de um check-up

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
A importância de um check-up

Vivemos todos os dias a uma velocidade extra. Não nos limitamos a trabalhar, mas a ter uma vida profissional e uma carreira, tal como não nos limitamos a ter filhos, mas sim a ser verdadeiros pais. Para além disso, apanhamos trânsito, saímos com amigos, vamos ao teatro ou ao cinema, fazemos compras, gerimos a nossa casa, tratamos das plantas lá de casa, lavamos o carro, enfim, estamos assoberbados de milhões de coisas que fazemos já de forma automática e livre de grandes preocupações ou planos. Fazem parte da nossa vida, daquilo que adotámos como estilo de dia a dia. Sentimo-nos cansados muitas vezes e com uma alimentação por vezes desequilibrada, sentimo-nos fracos, acontecendo por vezes até, deprimidos.

Segue a falta de apetite e as insónias. Na realidade não tem qualquer problema que lhe cause todos estes transtornos de saúde, mas o simples facto de não tirar um dia para puro e simplesmente descansar, podem causar o inicio de algo mais complicado.

Descuidamo-nos connosco, e isso é uma realidade.

Deixo-lhe agora a pergunta? Quando foi a última vez que fez um check-up no seu médico? Faz muito tempo, não é? Mas tem consciência que não devia ser assim, e a verdade é que além de pensar muitas vezes no assunto, até o comenta à hora de jantar com a sua cara-metade.

Pois bem, além de estar na hora, dizemos-lhe que tipo de rastreio deve fazer para ter certezas de que está na sua melhor forma.

Em primeiro lugar, análises clínicas devem ser feitas com alguma regularidade. Colesterol, triglicéridos, diabetes, enfim, um inúmero de coisas que através da recolha de sangue pode ser verificado.

Analises à urina também é importante e problemas renais podem ser descobertos, por exemplo.

Se se cansa com alguma frequência, peça ao seu médico para fazer um electrocardiograma. O seu coração pode ter a necessidade de ser vigiado. Um exame aos pulmões também pode ser fundamental, mais ainda se for fumador.

Para as senhoras, a ida ao ginecologista é fundamental. Apalpação da mama é de extrema importância em qualquer idade.

Se for homem e já tiver passado os 50, uma ida ao urologista é importante. Não se esqueça que problemas na próstata existem e poderá estar em grupo de risco.

Naturalmente que se padece de uma doença especifica, terá de fazer exames médicos com bastante regularidade e ser acompanhado por um especialista, mas mesmo que não seja este o seu caso, previna-se de qualquer coisa que possa aparecer.

Um check-up anual não faz de si um hipocondríaco, mas sim uma pessoa cuidada. Viva bem e com as precauções necessárias. Seja saudável.



Carla Horta

Título: A importância de um check-up

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

644 

Imagem por: Yuya Tamai

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    16-09-2012 às 14:23:20

    Tenho de confessar, como resposta à pergunta que dirige ao leitor no seu artigo, que nunca fiz um check-up médico. Faço parte da grande maioria de pessoas que, por negligência ou por receio irracional dos consultórios, apenas vai ao médico quando estritamente necessário, em virtude de doença ou quando é necessário o aval do médico para participar em atividades desportivas. O mesmo comportamento descuidado por parte da população aplica-se também à realização de análises clínicas.

    ¬ Responder

Comentários - A importância de um check-up

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: Yuya Tamai

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios