A importância de um check-up
Segue a falta de apetite e as insónias. Na realidade não tem qualquer problema que lhe cause todos estes transtornos de saúde, mas o simples facto de não tirar um dia para puro e simplesmente descansar, podem causar o inicio de algo mais complicado.
Descuidamo-nos connosco, e isso é uma realidade.
Deixo-lhe agora a pergunta? Quando foi a última vez que fez um check-up no seu médico? Faz muito tempo, não é? Mas tem consciência que não devia ser assim, e a verdade é que além de pensar muitas vezes no assunto, até o comenta à hora de jantar com a sua cara-metade.
Pois bem, além de estar na hora, dizemos-lhe que tipo de rastreio deve fazer para ter certezas de que está na sua melhor forma.
Em primeiro lugar, análises clínicas devem ser feitas com alguma regularidade. Colesterol, triglicéridos, diabetes, enfim, um inúmero de coisas que através da recolha de sangue pode ser verificado.
Analises à urina também é importante e problemas renais podem ser descobertos, por exemplo.
Se se cansa com alguma frequência, peça ao seu médico para fazer um electrocardiograma. O seu coração pode ter a necessidade de ser vigiado. Um exame aos pulmões também pode ser fundamental, mais ainda se for fumador.
Para as senhoras, a ida ao ginecologista é fundamental. Apalpação da mama é de extrema importância em qualquer idade.
Se for homem e já tiver passado os 50, uma ida ao urologista é importante. Não se esqueça que problemas na próstata existem e poderá estar em grupo de risco.
Um check-up anual não faz de si um hipocondríaco, mas sim uma pessoa cuidada. Viva bem e com as precauções necessárias. Seja saudável.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Sofia Nunes
16-09-2012 às 14:23:20Tenho de confessar, como resposta à pergunta que dirige ao leitor no seu artigo, que nunca fiz um check-up médico. Faço parte da grande maioria de pessoas que, por negligência ou por receio irracional dos consultórios, apenas vai ao médico quando estritamente necessário, em virtude de doença ou quando é necessário o aval do médico para participar em atividades desportivas. O mesmo comportamento descuidado por parte da população aplica-se também à realização de análises clínicas.
¬ Responder