A importância das vitaminas no combate à fadiga
É das principais causas de consultas médicas e de procura de outras terapias para o seu tratamento.
Atinge homens, mulheres e crianças , sendo as suas reacções as mais diversas .A sua ambiguidade é boa e má, isto porque alerta o indivíduo de que está ameaçado pele esgotamento e deve repousar urgentemente. Por outro lado, mostra a necessidade de se tratarem os seus sintomas.
O problema da fadiga torna-se então a própria doença e as causas facilmente curáveis. No entanto quando é em excesso pode provocar emagrecimento, febre, perda de apetite, dores musculares, ansiedade e alterações de comportamento.
Quando o cansaço associa uma fadiga física e muscular a uma fadiga nervosa , com insónias e ansiedade, torna-se necessário tomar precauções e incluir vitaminas e fortificantes, sais minerais e oligoelementos. A alimentação também tem um papel importante neste processo de cura.
Deste modo, algumas substâncias agem a nível físico e outras a nível psíquico. A maior parte das vitaminas é importante na luta contra a fadiga, em especial a vitamina B1, que na sua carência provoca cansaço, fraqueza muscular, depressão e perda de memória.
A ausência de vitamina B6, provoca perturbações nervosas, a B12 é necessária à manutenção dos neurónios, a vitamina C aumenta as defesas do sistema imunológico e a vitamina E possui uma acção antioxidante.
As carências de vitaminas sempre provocaram doenças desde há muito tempo, assim como os alimentos e frutos que não estão frescos. São exemplos o escorbuto que atingiu os navegadores nos descobrimentos por falta de vegetais e frutos frescos.
Por outro lado se faltar o enxofre, selénio e cobre também faltam as energias.
O cálcio tem um papel fundamental nos músculos e na diminuição das faculdades intelectuais. O magnésio é indispensável para o sistema nervoso, tal como o fósforo para o funcionamento das células cerebrais. Assim, não deixe que eles faltem na sua alimentação diária pois são muito importantes para combater a fadiga.
Também vai gostar:
Comentários ( 5 ) recentes
- Daniela Vicente
13-09-2012 às 21:33:32para combater a fadiga procure ter uma boa dieta. é importante gerir o stress. ingira proteína, cerca de 70 gramas por dia. tome cerca de 1000 mg por dia de vitamina C, fundamental para gerir o stress, e ginseng siberiano, 100 mg duas vezes ao dia. ajuda o corpo a lidar com o stress. as hormonas demoram cerca de 2 semanas a reajustarem-se. tem de defender-se do stress. eliminá-lo da sua vida.
¬ Responder - Daniela Vicente
13-09-2012 às 21:26:52acorda cansada de manhã, mesmo que tenha dormido bem, ganhou gordura abdominal, tem desejos de comida salgada, sente-se impaciente e facilmente se irrita, falta de apetite sexual são algumas causas para a fadiga adrenal. pode fazê-lo sentir-se dez anos mais velho. a glândula suprarrenal é a responsável por este problemas. produz importantes hormonas, como a testosterona, a adrenalina, cortisol e aldosterona. liberta muitas hormonas. o corpo não consegue responder quando temos fadiga adrenal.
¬ Responder - Daniela Vicente
13-09-2012 às 20:31:46muitas pessoas não sabem mas os analgésicos podem causar fadigas. têm incidência em cerca de 10% da população. pode usar hortelã-pimenta como aromaterapia. coloque algumas gotas deste aroma numa toalha e depois ponha esta atrás do pescoço. faça uma massagem para relaxar os músculos. assim, evita tomar os analgésicos. sem dor sem analgésicos. espero que tenha dado boas sugestões.
¬ Responder - Eduardo
11-02-2012 às 11:38:25@Simone
¬ Responder
também gostaria de saber - Simone
20-01-2011 às 19:25:41Qual polivitaminico devo tomar para cansaço, fadiga e falta de memoria
¬ Responder