Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A história da Radiografia

A história da Radiografia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 5
A história da Radiografia

A radiologia é uma técnica científica, mais conhecida por ser usada na medicina, com a qual faz-se o estudo dos órgãos e sistema ósseo do corpo humano, sendo o produto resultante, uma ou mais imagens que mostra o interior do corpo. Com o desenvolvimento da tecnologia ao dispor do ser humano esta começou a ser utilizada na ajuda do diagnóstico de doenças e mazelas em campos mais específicos da medicina, dando origem à ultrassonografia, a ressonância magnética nuclear, a mamografia e contribuiu para o desenvolvimentos de outros equipamentos de tomografia computorizada.

Foi na noite de 8 de novembro de 1895, que o Prof. Wilhelm Conrad Rontgen, que tinha lecionado em diversas universidades as disciplinas de física e matemática, descobriu no seu laboratório na Baviera (Alemanha), o Raios-X. Com a observação da fluorescência emanada de um placa de papelão coberta com a substância, platinocianeto de bário, na sua sala escura, tinha na altura da sua descoberta 50 anos de idade.




Foi através da passagem de correntes de alta tensão através de tubos de gás que originavam uma intensa luminescência no seu interior e usando as placas de papelão que este descobriu numa sala escura este fenómeno que veio a ser chamado de raio x, quando observou que esta conjunção de circunstâncias improváveis fazia com que ficassem impressas na nas placas de papelão pretas, imagens semitransparentes dos objectos opacos que se encontravam em contacto próximo com a mesma luminescência que era emanada pelos tubos Hittorff-Crokes que estava a utilizar.

A primeira imagem de Raio X produzida pelo Prof. Wilhelm Conrad Rontgen foi um registo da mão da sua esposa, D. Bertha, em que é visível os ossos da sua mão e o anel de casamento que este lhe tinha dado.

Aqui fica a explicação que Wilhelm fez do processo de Raio X que lhe valeu um Prémio Nobel da Física em 1901

1.O Raio X atravessa corpos opacos
2.Provoca fluorescência em certos materiais
3.A radiopacidade dos corpos está ligada proporcionalmente à densidade dos mesmos
4.Não são visíveis
5.Não são influenciados por campos magnéticos
6.Estes surgem do ponto de impacto dos raios catódicos no vidro dos tubos de gás utilizados
7.A sua propagação é feita em linha recta
8.Não estão sujeitos a polarização

20 Anos depois, o Dr. Otto Walkhoff realizou a primeira radiografia dentária, que levou 25 minutos para ser realizada.
Incrível como, presentemente, este processo de captura do interior de corpos opacos, é realizado rapidamente e faz parte integral de todos os hospitais e clinicas especializadas nas mais diversas áreas da saúde.
Pode vir a descobrir mais acerca da produção dos raios x consultando a Internet ou em livros específicos a esta área da saúde e tecnologia, visto que esta foi uma das, maiores descobertas na área da saúde e tecnologia.


Rua Direita

Título: A história da Radiografia

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

787 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    18-07-2014 às 23:23:14

    Que ótimo saber da história da radiografia. Algo que foi criado e que possui grande, imensa utilidade depois de tantas gerações. Muito bom!

    ¬ Responder
  • henrique

    18-08-2013 às 00:48:52

    20 ANOS depois Dr Otto realizou a primeira radiografia odontológica? vocês tem certeza disso?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoPaula

    15-05-2012 às 14:02:50

    Adorei o tópico, será que ira colocar mais textos deste género?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJosé

    11-05-2012 às 15:11:46

    Por acaso nunca entendi muito bem isso das grafias.... Deixa-me bastante confuso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarlos

    09-05-2012 às 09:34:56

    Obrigado por isto, agora é que vou tirar boa nota.. Continue postando tópicos deste género.
    Abraço

    ¬ Responder

Comentários - A história da Radiografia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os 10 melhores queijos holandeses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Alimentação
Os 10 melhores queijos holandeses\"Rua
Os holandeses são conhecidos como “cabeças de queijo”. A partir daí, podemos notar e concluir que não são apenas amantes de queijo, mas também grandes produtores.
O queijo está presente na Holanda há milhares de anos, desde os tempos de Júlio César, que ficou encantado com os queijos que encontrou no local. Desde então, os queijos holandeses dividem espaço com as flores como símbolo da cultura da Holanda, gerando a maior parte do combustível econômico do país.

Os holandeses fabricam 650 milhões de quilos de queijo por ano, exportando dois terços desse volume para outros países. São os maiores exportadores de queijo do mundo.
Além disso, cada cidadão da Holanda come por ano, em média, 15 quilos de queijo.

Conheça os 10 melhores tipos de queijos holandeses:

1- Queijo Gouda
O queijo recebe o nome da cidade onde é produzido e é responsável por dois terços de toda a produção de queijos da Holanda. É o mais famoso e copiado no mundo.
Trata-se de um queijo macio e cremoso, em formato circular, com os famosos furinhos no meio. Pode-se encontrar variações no tempero, como especiarias e ervas finas. Possui um nível elevado de gordura de 48%, mas que garante o sabor único, úmido e macio do queijo. É considerado um dos melhores queijos do mundo.

2- Queijo Edam
É facilmente reconhecido por possuir no seu interior a coloração amarelo claro e camadas vermelhas ou alaranjadas nas partes mais externas. Possui um sabor picante e é mais seco se comparado com o tipo Gouda. Por esses motivos, possui menos gordura, 40%.

3- Queijo Leiden
Possui menor teor de gordura em comparação com os anteriores por se tratar de leite coado na fabricação do queijo. É mais firme e robusto, com consistência mais rígida. Pode conter especiarias em seu interior. Possui maturação mais prolongada e é prensado, o que o torna mais firme. Além de conter pimenta cominho na preparação da sua massa, dando um sabor mais do que especial ao queijo.

4- Queijo Maasdammer
Queijo com sabor de nozes fabricado na cidade de Maasdam. Também possui os famosos buracos no seu interior e um sabor peculiar e distinto. Possui estrutura firme, consistente, devido a sua cura precoce, de aproximadamente quatro semanas.

5- Queijo Cablanca
Esse queijo de cabra é classificado de duas maneiras: um tipo é fresco e mole, mais suave e cremoso; o outro é semiduro e curado, semelhante ao aspecto dos queijos gouda.
Os primeiros possuem sabor agradável e leve, por serem mais frescos. Enquanto os segundos possuem sabor mais forte e cítrico.

6- Queijo Boerenkaas

Queijo feito essencialmente de forma artesanal, o que o torna um queijo único e exclusivo, além de mais caro que os demais. Pelo menos metade do leite utilizado na fabricação desse queijo deve ser originário de vacas que são criadas na própria fazenda produtora. Além disso, o restante do leite utilizado não pode ser proveniente de mais do que duas fazendas diferentes e próximas ao local original de produção do queijo.

7- Queijo Defumado
Esse tipo de queijo é um pouco diferente dos demais. É fabricado e praticamente finalizado, após isso, é derretido e novamente prensado em formato de embutidos. É geralmente vendido por fatia, em formato de linguiça.

8- Queijo de cravo da Frísia
É um queijo preparado de leite desnatado na região da Frísia.
Além do cominho, leva na fabricação da sua massa pitadas de cravo. Isso garante a esse queijo um sabor forte, seco e rústico. Sua consistência é firme.



9- Queijo Parrano
É um queijo de vaca que possui um sabor que combina com doces aromas.
É um queijo feito nos moldes dos queijos italianos, parecido com a textura do parmesão. Por isso mesmo, é bastante usado na gastronomia italiana.

10 – Queijo Graskaas

Esse queijo é especial pois é feito a partir do primeiro leite produzido pelas vacas após retornarem da pastagem, depois de passarem o inverno trancadas nos celeiros.

Pesquisar mais textos:

Filipe Mixa

Título:Os 10 melhores queijos holandeses

Autor:Filipe Mixa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios