A Esteva e os seus benefícios
Cresce por todo o lado sem pedir licença e não se acanha. É só uma pessoa se descuidar e fica com o térreo infestado de Estevas.
Cá no Alentejo, pelo menos na zona vivo, a Esteva é usada para acender as lareiras. Quando está seca, é como pólvora. Acende que é uma maravilha, e disso eu posso garantir. Também é das lenhas, que eu conheço, que mais aquece mas tem um senão, arde muito depressa.
Manter um lume a Esteva não é fácil pois tem-se de estar constantemente a alimenta-lo. Por isso a Esteva é mais usada como uma “acendalha” natural.
Já há empresas transformadoras que convertem a Esteva, e outros matos, em granulado para a nova geração de recuperadores de calor. Outras fabricam adubos, chamam-lhe adubos naturais.
Mas as qualidades desta planta não ficam por aqui. Vão muito mais além.
Segundo o conhecimento popular, a Esteva tem propriedades que muitos desconhecem. Este é um conhecimento que se vai perdendo, por isso, vale a pena transmiti-lo.
Por incrível que pareça, todos as partes da Esteva podem ser usadas para fins medicinais.
Uma das formas é de fazer chá. Consoante a parte da planta, assim o seu uso:
• Os Pompos são usados para os diabetes e ácido úrico;
• As Flores e as Pétalas usam-se para a diarreia, acalma o estômago, combate o colesterol e a fraqueza e ajuda nas constipações;
• A Rama usa-se para o ácido úrico;
• As Sementes, para combater a iterícia (envolver as sementes num pano, atar e fazer o chá).
Por ingestão das sementes pode-se desparasitar (das lombrigas).
As lavagens com água de cozedura também têm os seus benefícios:
• As Folhas com resina são usadas para atenua as dores de ossos;
• A Rama é usada contra a queda de cabelo e para o tratamento das hemorroidas;
• As Sementes, para purificar o sangue, contra infeções internas e curar golpes (feridas).
Faço agora uma correção. No meu último texto “Os benefícios do Calafito” escrevi que tinha vindo para o Alentejo há 0 anos. Naturalmente isto é um lapso, vim para cá há 10 anos.
Também vai gostar:
Comentários ( 10 ) recentes
- Flávio
07-12-2016 às 13:57:08Estou a fazer um trabalho sobre a Esteva para a disciplina de Botânica e gostaria de saber qual a bibliografia que usou para elaborar este artigo. Obrigado.
¬ Responder - Isabel Trigo
15-12-2016 às 10:50:49Flávio, quando fiz este artigo fiz algumas pesquisas na net e também falei com pessoas de uma aldeia numa zona onde a esteva é bastante abundante.
¬ Responder
Infelizmente não me lembro da bibliografia pesquisada pois este artigo já tem uns aninhos e não apontei. - José Domingos
06-10-2014 às 22:06:13As plantas são, de facto, as nossas melhores amigas. Ouvi, há algum tempo, a afirmação de um cientista norte-americano que explicava o motivo da "empatia" medicamentosa entre as plantas e o nosso corpo, ou seja, o motivo por que as plantas nos fazem bem.
¬ Responder
Dizia ele - o que é absolutamente verdade - que todas as células, sejam elas vegetais, sejam humanas, tiveram a mesma origem, antes da longa evolução que depois ocorreu, em cada uma delas, ao longo dos muitos milhões de anos. Logo, ambas guardam, no seu ADN, a sua memória ancestral, que é comum, e reconhecem-se umas às outras, advindo daí a sua perfeita compatibilidade.
- Luene
17-07-2014 às 19:49:34Todas as plantas são úteis para curar doenças e enfermidades. Adoro plantas, como elas nos fazem bem!
¬ Responder - João
02-04-2014 às 03:34:24A raiz da Esteva é também muito útil no combate à inflamação de dentes e cáries dentárias, substituindo mesmo os antibióticos. Deve-se coser as raízes e com a água da cosedura bochechar 1 a 2 vezes por alguns segundos. Tem efeito anestésico imediato e após algumas tomas diminui/põe termo à inflamação.
¬ Responder - Alice Martins
21-03-2014 às 22:31:29Muito obrigada pela informação sobre a erva esteva.Aliás sempre que quero informação sobre outras plantas, gosto de recorrer a estes sites.Fico sempre bem informada. Uma vez mais, muito obrigada
¬ Responder - Carla
09-07-2012 às 12:07:38Adorei a informação que deu sobre essa planta a Esteva.. Obrigada
¬ Responder - Eduarda
09-07-2012 às 12:05:53Estou a ver que esta planta tem um uso bastante extenso, o que é otimo.. Já sei o que deverei ter no armário dos medicamentos lá de casa.
¬ Responder - Carlos
09-07-2012 às 12:04:27Eu andava com demasiado acido úrico, agora já sei o que posso usar em vez dos comprimidos do habitual.
¬ Responder - Sara
09-07-2012 às 12:03:02Adorei a dica sobre o chá... Terei de o experimentar!
¬ Responder