Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A doença da bela adormecida existe

A doença da bela adormecida existe

Categoria: Saúde
A doença da bela adormecida existe

Embora seja em tom de brincadeira, a verdade é que se trata de uma doença muito séria e pelo facto de ser rara e de não se conhecer as causas nem a cura, é uma das doenças que limita a vida de uma pessoa.

Foi descoberta por dois cientistas chamados de Kleine e Levin, entre 1925 e 1929.

Mesmo sendo rara, existe um numero real de adolescentes portadores da doença do sono que vêem a sua vida limitada devido ás características únicas desta síndrome.Pode ser difícil de imaginarmos, mas a doença existe e os pacientes que a têm, chegam a dormir dias e dias a fio, ficando não só eles perturbados, como também quem os rodeia, pois o paciente surge como se fosse novamente uma criança, dependendo de outros.

Esta doença rara do sono é um distúrbio neurológico e designa-se por doença de Kleine - Levin (SKL), surge na adolescência e termina com o fim da mesma.

A pessoa que sofre de SKL, pode dormir durante dias seguidos e nas poucas horas que se encontra acordado, sofre de distúrbios cognitivos, como alucinações e falta de memória.

Esta doença apresenta três sintomas principais: hipersexualidade, a hipersônia (sono em demasia) e a hiperfagia (compulsão por comida).

A capacidade do paciente para realizar as tarefas básicas da rotina diária sofre uma grande limitação, pois este passa por grande estado de confusão,desorientação e apatia, o que os leva a ficar dependentes de outras pessoas para os acordar e alimentar ou levar á casa de banho, tarefas básicas da nossa rotina diária.

A SKL, além, de afectar o padrão do sono da pessoa, altera o seu comportamento, que pode passar de apático, a deprimido, ou a agressivo.

O estudo desta doença e dos pacientes que dela sofrem é feito por exclusão de sintomas e embora se julgue que pode estar ligada a infecções e a outras doenças, nada foi ainda provado o que faz com que não haja cura, apenas são administrados medicamentos para atenuar determinados sintomas.

Resta saber, se quando a Disney criou o filme a "Bela adormecida", tinha conhecimento desta doença que tem tudo menos o encanto de uma história de princesas e principes e que, certamente, nenhum beijo vai curar.


Mafalda Parreira

Título: A doença da bela adormecida existe

Autor: Mafalda Parreira (todos os textos)

Visitas: 0

0 

Comentários - A doença da bela adormecida existe

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios