A Desidratação Nos Bebés
A desidratação acontece com mais frequência na altura do Verão, onde os picos de calor causam alguns dissabores, dos mais pequenos aos mais adultos.
A água é imprescindível para o organismo, e se viver sem comer durante uns dias é algo que não é transcendente, viver sem água é impossível.
Mas no meio de toda esta conversa de desidratação, como podemos verificar se um bebé está a ficar desidratado? Os sinais são óbvios se prestar alguma atenção. Começa exactamente por uma grande irritabilidade e respiração agitada, mas na eventualidade de a estes factores se associarem a protestação, olhos húmidos, pele seca, mucosas secas (o interior da boca por exemplo) e a fontanela abatida, o mais indicado é dirigir-se ao hospital mais próximo ou ao centro de saúde da área de residência.
A alimentação á base de líquidos, como a sopinha, os sumos e o próprio leite, podem de alguma forma oferecer aos bebés uma certa quantidade de água, mas como beber água nunca fez mal a ninguém, o melhor mesmo é insistir em dar de beber água ao seu bebé.
Sabendo que a água não é toda igual, o melhor é dar-lhe, pelo menos até aos 18 meses de vida, água engarrafada. Em alternativa pode dar-lhe água fervida, ou seja, água da torneira fervida durante 10 minutos e depois deixá-la arrefecer. Como o controlo da qualidade de água pode não ser segura em determinadas zonas, é melhor prevenir do que remediar.
Os alimentos com sal, como saberá também absorvem a água do organismo. Assim, o ideal será colocar ainda menos sal na comida do bebé se se registarem temperaturas altas, como nas tardes de verão.
O mote está dado. Água, água, água. Nunca é demais e é de todos os existentes, o alimento mais saudável de todos.
Nos dias de muito calor e para evitar desidratações por motivos vários, aqui vão mais algumas dúvidas:
- Molhe o corpinho e a cabeça do bebé a cada 2 horas;
- Deixe-o com pouca roupinha;
- Deixe-o beber a água que ele quiser e insista para que beba com abundância;
Previna-se para desidratações. Saiba que em Portugal existem casos de morte por este motivo.