Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Alimentação Na Diabetes

A Alimentação Na Diabetes

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
A Alimentação Na Diabetes

A diabetes requere alguns cuidados, nomeadamente, a diabetes tipo 2, que surge a partir dos 40 anos de idade. Esteja atento se tem uma vida sedentária ou tem excesso de peso. Deve ter cuidado com os seus pés, pois os pés dos diabéticos são mais sensíveis, atraindo mais facilmente os problemas. Use sapatos confortáveis e vá à pedicura com frequência. Se aparecerem fissuras deve ir ao médico imediatamente. Deve cuidar dos seus olhos e ir oftalmologista, pois pode ocorrer nos diabéticos retinopatia, que pode levar à cegueira. Para além da pedicura e do oftalmologista, guarde algum dinheiro para ir ao dentista, pois as pessoas que têm diabetes são propensos a ter gengivites. Quem cuida de si deve também estar informado sobre os cuidados que se deve ter com esta doença.

Deixamos aqui uma lista de alimentos para você poder comer com maior liberdade: beterraba, brócolos, cenoura, couve-flor, ervilha, tomate, pêssego, uva, peixe, limão, salsa, maçã, ovo, alho, abóbora, beringela, laranjas, amêndoas, cebola, nozes, leite e derivados. Agora deve saber as quantidades que deve ingerir. O ideal é uma colher de sopa ou uma pequena porção. Saiba que pode comer de tudo: saladas, sopas e vegetais (salada primavera, sopa de beterraba, beringelas no forno); arroz e massas (risotto); carne, peixe e aves (hambúrguer, lombo recheado com abacaxi ou outro fruto ao seu gosto, lasanha, frango recheado com espinafres, bacalhau com ervas, omelete de legumes); bolos e doces (bolo de nozes, de cenoura, de chocolate, de iogurte, torta de maçã, salame de chocolate, musse de chocolate, arroz doce). Agora desfrute!

Receber a notícia que tem diabetes já não tem que ser deprimente, se pensar que pode continuar a comer quase de tudo, mas nas quantidades certas. Vigie a glicemia, é o melhor conselho. Pode até não acreditar, mas, às vezes, o diagnóstico de uma doença, como a diabetes, que exija de nós um cuidado especial com a nossa alimentação, pode salvar a vida de muita gente, que podia, por exemplo, estar a caminhar para a hipertensão alta, o colesterol, um enfarte do miocárdio e até um cancro. Por isso pare de reclamar, e seja feliz com o que vida lhe deu!

Daniela Vicente

Título: A Alimentação Na Diabetes

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

619 

Comentários - A Alimentação Na Diabetes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios