5 Principais Sintomas: como sei que tenho tendinite.
Palavras: tendinite, sintomas, dor, dores, inchaço, dormência, diagnóstico
Muitas pessoas buscam soluções para as dores que as perturbam, porém, deixam de se preocupar em evitar tais dores. Um grande exemplo de dor evitável é aquela por movimentos repetidos de maneira errada. Essas dores são causadas por lesões que, por sua vez, impedem movimentos simples devido a inchaços, queda de temperatura e inflamação do local lesionado.
Essas lesões recebem a sigla de LER que significam Lesão por Esforço Repetitivo e é a grande causa de doenças causadas em ambientes de trabalho que se exigem muito esforço como em fábricas, oficinas e escritórios. Mas, até em escritórios? O esforço não precisa exigir força, basta que seja repetitivo e contínuo, como por exemplo redigir vários documentos em computador ou escrever à mão.
A tendinite é um tipo de LER muito intensa e exige orientação e acompanhamento médicos e seu tratamento pode ser feito por fisioterapia e em ultimo caso por cirurgia. Como o nome já indica, tendinite trata-se de uma inflamação nos tendões e nervos. Um exemplo para ilustrar o que acontece com os nervos é imaginar uma folha de papelão sendo dobrada várias vezes numa mesma dobra até que fique marcado e rasgue.
5 principais sintomas:
1. Dor localizada nas juntas como em dedos, pulsos e ombros;
2. Inchaço nessas regiões;
3. Dormência;
4. Ardência;
5. Dor aguda por até 40 dias.
Os tendões são as estruturas mais atingidas devido a sobrecarga de peso, esforço excessivo e quedas. Além dos locais mencionados, a tendinite também pode ocorrer nos membros inferiores como joelhos, tornozelos e calcanhares. A melhor forma de se evitar a tendinite é a prevenção, fazendo exercícios diários e alongamentos. Seria uma boa idéia adotar a política de divisão de peso e de trabalho, não carregar mais do que possa e lutar contra o estresse. Muitas empresas tem adotado políticas de prevenção de acidentes e contra os tipos de LER, pois, os sintomas são tao intensos que os empregados perdem produtividade e ficaram em casa muito mais tempo tendo gastos com tratamento e remédios sem contar que a tendinite pode durar para a vida toda.