5 Principais Sintomas: Como Sei Que tenho Ebola.
Mas, o que é o Ebola?
É uma doença infecciosa transmitida através de vírus. Uma infecção que tem acarretado em muitas mortes em todo o mundo. Seus sintomas são comparáveis ao de uma gripe comum, porém, leva a morte em poucos dias.
Existe mais de um tipo de Ebola?
Sim. Existem, atualmente, cinco tipos distintos de Ebola. Cada tipo é uma evolução do vírus e vale lembrar que quando um paciente é contaminado com algum vírus do Ebola o mesmo passa a ser imune ao vírus, porém, não a doença. O mesmo paciente pode adquirir outro tipo de vírus do Ebola. Conheça agora os tipos de
Ebola:
Ebola Sudão
Ebola Reston
Ebola Costa do Marfim
Ebola Budibugyo
Ebola Zaire
Esse último é considerado a maior evolução do vírus, ou seja, pode levar a óbito mais rápido que as demais. Seus sintomas são mais constantes e em poucas horas o vírus começa a manifestar-se. Ultimamente, ele é o maior problema nos Países da África, principalmente nas Regiões da África Central.
5 principais sintomas:
1. Dor e inflamação na garganta.
2. Fraqueza e indisposição.
3. Dor em todo o corpo.
4. Forte dor de cabeça.
5. Febre muito alta e repentina.
Como se transmite?
O Ebola, como qualquer doença transmitida por vírus, é transmitido pelo contato direto com o portador, sendo semelhante ao vírus da gripe. Porém, para ser contaminado com a doença é necessário o contato com fluidos corporais de alguém doente, como saliva, sangue, sêmen ou qualquer outro mesmo depois de morto o paciente.
Como se espalhou a doença?
Cientistas encontraram vestígios que apontam para a origem do vírus. Foram encontrados morcegos em regiões específicos na África que possuíam resquícios do nosso vilão. Por sua vez, eles mordiam frutas durante suas buscas por alimentos e com isso disseminavam o vírus em outros animais que acabavam comendo os restos contaminados com saliva. Esses animais, por sua vez, são bastante consumidos naquela Região, como os javalis e outros mamíferos.
Sua evolução entre humanos é devido aos rituais fúnebres de familiares que morreram devido à doença, pois, existe todo um zelo na hora de preparar o corpo do ente querido, como banho troca de roupas, abraços e beijos. Como foi dito no inicio, o Ebola é transmitido até quando o paciente chega a óbito, por isso há a queima e enterro dos restos dos corpos contaminados de pessoas e animais e isso é abominável na cultura e tolerância africana. E pelo mundo, a contaminação se dá pelo contato de turistas que entraram na zona de quarentena e saíram para outros países.
Existe cura ou meios de se proteger?
Foi desenvolvida a vacina, porém, sua fabricação em larga escala é demorada. Portanto, é necessária a contenção do vírus, o não contato com pessoas contaminadas, evitar ficar em locais aglomerados e manter a higiene.