Porco com Feijão Fava
Ingredientes:
6 fatias de lombo de porco
1 pacote de ervas provençal
vinho tinto
500 gr feijão fava
1 pacote de passas de uva moscatel (pingo doce)
meio pacote pequeno de margarina vaqueiro
louro q.b.
sal q.b.
IMPORTANTE: a carne de porco não leva sal
Se quiser pode substituir o vinho tinto e as passas por vinho do porto. Já fiz das duas formas e gostei das duas.
Preparação:
Deixar o feijão fava de molho no mínimo 8 horas. Cozer, de preferência numa panela de pressão com a água acima dos grãos, temperado com sal e uma folha de louro, a ferver 5 minutos. Deite a água fora, coloque outra água quente e deixa a cozinhar cerca de hora e meia, sem a panela na pressão, para não cozer demais o feijão.
Entretanto tempera a carne. Durante cerca de uma hora colocar as fatias de porco numa taça barradas com as ervas e cobertas com vinho tinto (não leva sal pois a margarina já tem). Num tacho colocar a margarina a derreter em lume brando, juntar as fatias da carne escorridas do vinho. Virar as fatias de um lado e do outro durante alguns minutos. Em seguida deitar o vinho tinto, sempre em lume brando. Adicionar a quantidade de passas de uva moscatel que quiser. Se for necessário acrescentar um pouco de água para aa carne ficar com algum molho.
Este molho pode servir para deitar um pouco por cima do feijão ou não, dependendo do gosto de cada um.
Arroz basmatti:
Corta alguns dentes de alho bem picados para um tacho com um pouco de azeite, quando começar a ferver junta uma chávena grande de arroz e vai mexendo com a colher sempre em lume brando, alguns minutos, de forma a não queimar muito o arroz. Em seguida deita cerca de 2 a 3 chávenas (a mesma que deitou com o arroz) de água e deixa cozer o arroz cerca de 15 minutos. Desliga o gás e tapa o arroz durante cerca de 5 minutos.
Nunca se deve servir a comida acabada de cozinhar. Deixar sempre pelo menos 5 minutos para acabar o cozimento dos alimentos.