Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Receitas > Como Preparar Tomatada

Como Preparar Tomatada

Categoria: Receitas
Visitas: 2
Como Preparar Tomatada

COMO PREPARAR TOMATADA

Tenho por hábito dizer que cresci com receitas feitas só para mim, de tão deliciosas que elas eram, como por exemplo, os sumos naturais de tomate, cenoura e laranja, os meus preferidos. De tão especiais que eram que vos vou deixar aqui hoje um deles - a tomatada. Aqui fica a receita e sua preparação.

Ingredientes:
4 a 6 tomates maduros
1 Cebola grande
4 Ovos
Azeite q.b.
1 Dente de alho grande ou 2 pequenos
Coentros q.b.
Sal q.b.
2 Fatias de pão de Mafra ou de outro a seu gosto
Azeitonas q.b.

Preparação:
Descascar uma a cebola, numa tábua cortá-la em meias luas bem finas com uma faca afiada. Depois de descascado o alho deve ser bem picado. Num wok ou frigideira antiaderente colocar a cebola e o alho com um pouco de azeite, para refogar em lume brando, mexendo sempre com uma colher apropriada para o efeito.

Lavar muito bem os tomates, o pelar ou não fica ao seu critério, cortar aos bocados pequenos e juntá-los à cebola e alho Com a colher mexer devagar estes ingredientes para ficarem bem envolvidos, durante cerca de 10 minutos. Se for necessário junte um pouco de água. Temperar com um pouco de sal os tomates.

Entretanto lave bem os coentros e na tábua pique-os.

Em relação ao pão tem duas opções: ou torra ou frita em azeite. Depois de torrado ou frito colocar as fatias numa travessa. O mesmo se passa em relção aos ovos que podem ser mexidos ou escaldados.

Para os ovos mexidos:
Num recipiente apropriado bata com um garfo ou varinha de arames os quatro ovos com uma pitada de sal até estarem bem misturados. Junto os coentros picados aos ovos.
Quando os tomates estiverem refogados juntar os ovos batidos e mexer bem com a colher. Em seguida deitar a tomatada por cima das fatias de pão. Enfeitar com as azeitonas

Para os ovos escalfados:
Deite os coentros picados no tomate e mexa com a colher.
Parta ovo a ovo e deite por cima do tomate para escalfarem no molho, e para isso, o melhor será colocar uma tampa para assim abafá-los e cozerem mais depressa.
Quando estiverem os ovos escalfados deite o preparado por cima do pão. Enfeitar com as azeitonas.

Sirva ainda quente e bom apetite!


Maria Isabel

Título: Como Preparar Tomatada

Autor: Maria Isabel (todos os textos)

Visitas: 2

206 

Comentários - Como Preparar Tomatada

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios