Publicidade um bom instrumento de comunicação
Você pode conceber o melhor produto do mercado – um produto que muitas pessoas iriam de certeza comprar – no entanto, se o mercado (as pessoas) não souber da existência do seu produto ninguém o iria comprar.
Logo, desde o momento da concepção do produto há que pensar na campanha publicitária para o promover. Muitas vezes é através da publicidade que as empresas que têm um produto menos bom conseguem bater a concorrência que até tem produtos de melhor qualidade e a um bom preço. Através da publicidade as marcas “aproximam-se” das pessoas e está provado que no momento da compra esse factor é preponderante: um anúncio que viram, uma imagem ou frase que lhes ficou na cabeça, etc. – Pode dar o empurrãozinho final e levar à conclusão da compra. A publicidade permite às empresas posicionarem a sua marca perante o público – “As marcas passam a ter uma vida, poder e personalidade própria”.
Muitas são as empresas (principalmente as pequenas empresas familiares) que ainda apostam muito na “publicidade boca-a-boca” e não investem muito em campanhas publicitárias. Talvez por isso (mas não só), muitas delas sentem muitas dificuldades em sobreviver.
Para um pequeno empreendedor seria seguramente muito difícil publicitar através dos meios publicitários tradicionais – televisão, rádio, outdoors, e mesmo jornais – dado que os preços praticados seriam proibitivos. No entanto, tendo um site na Internet qualquer pequeno empreendedor pode anunciar definindo o perfil e localização das pessoas que pretende “atingir”, explorando nichos de mercado, e com isso conseguir retornos que de outra forma seriam impossíveis de atingir. Este tipo de publicidade veio sem dúvida revolucionar o mercado e são cada vez mais as pessoas e empresas que estão canalizar os seus orçamentos de publicidade para os “canais” publicitários da Internet.