Publicidade Online vs Publicidade Offline
Esta tendência está obviamente relacionada com o aumento do número de utilizadores da Internet a nível mundial, que tem vindo a aumentar e que se espera que continue a aumentar nos próximos anos. Assim sendo, os anunciantes têm que seguir o seu público-alvo e apresentar os seus produtos nos locais onde o público está.
Se as pessoas (principalmente os jovens) vêm menos televisão e passam mais tempo a navegar na internet é normal que a publicidade comece também a migrar de uma plataforma para a outra, só para dar um exemplo.
Por outro lado, a Internet permite que as campanhas de publicidade sejam profundamente segmentadas e direccionadas a um público muito específico, o que traz um maior retorno sobre o investimento. Refiro-me por exemplo, a campanhas de e-mail marketing segmentadas ou anúncios pagos por clique. Em ambos os casos, o anunciante sabe à partida que essas pessoas estão à procura do seu produto, logo a probabilidade de virem a tornar-se clientes é imensamente maior que noutro tipo de campanhas publicitárias.
Além disso a Internet teve também o mérito de democratizar a publicidade. Se pensarmos nos preços da publicidade em televisão, ou nos grandes jornais e revistas, depressa chegamos à conclusão que as empresas e as marcas de menor dimensão não poderiam competir nesses meios. Simplesmente, o seu orçamento não lhes permitiria aceder a essas plataformas de publicidade.
Com o surgimento da publicidade online qualquer pequena empresa ou mesmo empresário em nome individual pode ter acesso à “publicidade”, e pode dar a conhecer o seu negócio e os seus produtos usando os mesmos meios dos seus competidores.
A verdade é que a publicidade online está a ganhar terreno e prevêem-se ainda mais transformações e inovações nos próximos anos.