Voltar a estudar depois dos 50



Como o mercado está cada vez mais competitivo, ter qualificação é um diferencial necessário para conseguir projeção na carreira. O que até então era muito cobrado dos jovens, hoje em dia é também um diferencial para o adulto que quer ter um melhor salário. Pensando nisso, as pessoas que não puderam concluir o ensino médio, cursar um técnico ou fazer faculdade, estão voltando para as salas de aula na tentativa de compensar o tempo perdido. Esse tempo em que ficaram sem estudar, se deve a prioridade no sustento para a família, muitos começaram a trabalhar quando ainda era criança, ficando os estudos para o segundo plano, já que os filhos (quando os tem) precisavam estudar para não passar pelas mesmas coisas, a fim de ter carreira e profissão definida.
Atualmente, as melhores ofertas de trabalho, assim como nos concursos público, a escolaridade exigida é o ensino médio, antigo segundo grau e as melhores vagas, que oferecem salários mais atraentes, são para quem possui nível superior. Pensando em se candidatar e conseguir melhorar financeiramente, é que pessoas acima de cinquenta anos estão se dedicando aos estudos.
Quando uma pessoa que tem cinquenta anos ou mais e começar sua nova jornada de estudos, não deve se sentir desconfortável na sala por ser a maioria composta de jovens, é natural que seja assim. Mesmo que seja o único (a), saiba que é um grande exemplo e que está ajudando a quebrar fronteiras que supostamente poderiam existir, ao contrário, é uma pessoa vencedora aquela que após tantos anos, resolve adquirir conhecimento.
Não há limite de idade para estudar, o mais importante são os benefícios e podemos citar alguns: melhora o funcionamento da memória, integração com outras pessoas, exercita o cérebro, aprimora conhecimentos, amplia as chances de oportunidade financeira, se torna mais bem articulado (a) e o que é melhor, favorece a autoestima.
Vá em frente!
Veja na Rua Direita


