Vamos Aprender com as Formigas
A formiga é um inseto de uma família só mas tem para cima de doze mil espécies, e tanto quanto se sabe, todas elas são organizadas, e trabalhadoras; elas têm funções específicas dentro ou fora do formigueiro. Algumas constroem as galerias que compõe o formigueiro, outras alimentam e cuidam das larvas antes que estas sejam também formigas, algumas protegem o formigueiro. A rainha põe ovos que darão as próximas gerações, algumas outras formigas são também atacantes, uma vez que são predadoras de outras espécies… São sem sobra de dúvida um exemplo para nós humanos.
Se é um exemplo para nós, pessoas normais de uma sociedade normal, quanto não será então para os preguiçosos… pena é que quem deveria tomá-las por exemplo a maior parte das vezes nem sequer perde tempo a olhar para estas pequenas mas fantásticas coisas da natureza. Palavras sábias as de Salomão quando no seu livro de provérbios, no capítulo 6 e versículo 6 afirmou: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio.”.
O meu desafio é que possamos aprender com as formigas… são tão pequenas, tão insignificantes, no entanto se prestarmos bem atenção podem ensinar-nos muita coisa!!!
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Ana Sebastião
20-09-2012 às 11:19:21Obrigada pelo seu comentário. É verdade que temos muito a aprender com os animais.
¬ Responder - Sofia Nunes
18-09-2012 às 10:53:10Por vezes em dias de verão observo as formigas, atarefadas no seu trabalho, e reparo exactamente nos mesmos cenários que descreve. Não acho que sejam insignificantes, são animais interessantíssimos com uma vida comunitária digna de ser observada, como aliás muitos peritos fazem. No entanto, as formigas não são a única espécie que se ajuda internamente, sem medo do benefício dos outros. Já assisti a cães mostrarem aos seus companheiros de matilha onde podiam encontrar alimento.
¬ Responder