Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Vamos Aprender com as Formigas

Vamos Aprender com as Formigas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 2
Vamos Aprender com as Formigas

Estava há dias a ouvir o canto rangido de uma cigarra, que por sinal achei horrível, acabei então por dar razão à trabalhadora formiga do conto infantil, que já não podia ouvir a cigarra a fazer aquela chinfrineira enquanto ela, formiga trabalhava. O seu som irritante pode atingir os 120 decibéis e têm até que proteger os seus próprios tímpanos para não prejudicar a sua audição. Ao contrário do que afirma a história, a cigarra não têm que ser forçosamente preguiçosa, ela alimenta-se da seiva de raízes de plantas e naturalmente tem que a procurar, no entanto a sua rival no conto, tão mais pequena quanto mais trabalhadora, é uma demonstração vida da organização.

A formiga é um inseto de uma família só mas tem para cima de doze mil espécies, e tanto quanto se sabe, todas elas são organizadas, e trabalhadoras; elas têm funções específicas dentro ou fora do formigueiro. Algumas constroem as galerias que compõe o formigueiro, outras alimentam e cuidam das larvas antes que estas sejam também formigas, algumas protegem o formigueiro. A rainha põe ovos que darão as próximas gerações, algumas outras formigas são também atacantes, uma vez que são predadoras de outras espécies… São sem sobra de dúvida um exemplo para nós humanos.

Se é um exemplo para nós, pessoas normais de uma sociedade normal, quanto não será então para os preguiçosos… pena é que quem deveria tomá-las por exemplo a maior parte das vezes nem sequer perde tempo a olhar para estas pequenas mas fantásticas coisas da natureza. Palavras sábias as de Salomão quando no seu livro de provérbios, no capítulo 6 e versículo 6 afirmou: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio.”.

A forma ordenada como se deslocam, a forma como comunicam às outras formigas um lugar onde há alimento, sem egoísmo, sem contenda, é uma preciosidade também no que diz respeito ao exemplo que podemos e devemos tomar. Infelizmente vivemos num mundo em que as pessoas, felizmente não todas as pessoas, querem sempre conseguir mais e ficam irritadas se outros descobrirem as mesmas possibilidades. Com as formigas não é assim, se uma encontra um lugar onde há comida, no regresso para o formigueiro ela deixa um rasto de cheiro que as outras formigas podem perceber e seguir. Quando se acaba o alimento deixam de emitir esse rasto que desaparece para que outras formigas não sejam levadas ao engano, perdendo tempo desnecessário na sua tarefa…

O meu desafio é que possamos aprender com as formigas… são tão pequenas, tão insignificantes, no entanto se prestarmos bem atenção podem ensinar-nos muita coisa!!!


Ana Sebastião

Título: Vamos Aprender com as Formigas

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

665 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Ana SebastiãoAna Sebastião

    20-09-2012 às 11:19:21

    Obrigada pelo seu comentário. É verdade que temos muito a aprender com os animais.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 10:53:10

    Por vezes em dias de verão observo as formigas, atarefadas no seu trabalho, e reparo exactamente nos mesmos cenários que descreve. Não acho que sejam insignificantes, são animais interessantíssimos com uma vida comunitária digna de ser observada, como aliás muitos peritos fazem. No entanto, as formigas não são a única espécie que se ajuda internamente, sem medo do benefício dos outros. Já assisti a cães mostrarem aos seus companheiros de matilha onde podiam encontrar alimento.

    ¬ Responder

Comentários - Vamos Aprender com as Formigas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios