Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Universidade: É O Caminho?

Universidade: É O Caminho?

Categoria: Outros
Universidade: É O Caminho?

Toda a minha vida, ouvi que seguir para a universidade seria o meu caminho. Estudei, fartei-me de estudar, tirei boas notas, más notas, perdi-me algures no caminho e, após uma enorme luta, entrei.

YAY! Finalmente entrei.
E agora?
Aquilo que pensei que seria o “caminho certo” pareceu-me tristemente desmotivador – assim como o estado de Portugal.

Em 2013, tínhamos 136,5 milhares de desempregados com o Ensino Superior completo. Neste momento, olho a meu redor e vejo amigos e colegas com Pós-Graduações desempregados. É este o nosso fado?

Tantos anos a fritar miolos, queimar dinheiro dos pais (que muitas das vezes também não o têm) para NADA? Qual é, então, o nosso caminho, neste momento?

Talvez passe por apostarmos em funções “esquecidas”, tal como sapateiros, padeiros, pedreiros, carpinteiros, canalizadores, etc.
Quase que arriscava em dizer: vamos todos apostar no sector primário!
Vamos ser agricultores e pescadores! (Neste momento, deve de haver emprego com fartura!).

Vamos voltar às origens e deixar o orgulho de lado, pois no meio de tanta amargura, não há canudo que nos salve! Vamos pôr a “mão na massa” e fazer este país andar para a frente!

Não me julguem, os mais incrédulos, mas não foi para isto que eu andei a estudar.

Não foi, também, culpa minha, o estado a que este país chegou.
Variadíssimas vezes já me passaram pela cabeça, confesso, pegar nas minhas malas e pôr-me a andar daqui para fora.

Tentar um futuro-não-longínquo fora deste cantinho à beira-mar plantado. Mas falta-me a coragem. Sim, sou cobarde. Quantos já foram e voltaram com menos do que levaram? Quantos já tentaram, meramente em vão? Não está fácil. E ninguém diz que vai melhorar.

Resta-nos arregaçar as mangas e lutar! Lutar para que o amanhã seja sempre melhor que hoje. Como? Meus amigos, adoraria ter resposta para isso, tal como o número do Euromilhões. Mas não existe resposta certa. Se houver quem a tenha, que a partilhe comigo, pois o desespero começa a ser maior que a positividade.

Muitas vezes dou por mim a rezar por este país. Por dias melhores. Por mim. Por nós. Espero que tudo melhore, que voltemos a ser o país que dá os bons dias com um sorriso no rosto. Entretanto, há sempre amanhã!

Legenda da imagem: Luz ao fundo do túnel


Cátia Neves

Título: Universidade: É O Caminho?

Autor: Cátia Neves (todos os textos)

Visitas: 0

370 

Comentários - Universidade: É O Caminho?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios