Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Uma escola sem provas, sem séries e sem chamada.

Uma escola sem provas, sem séries e sem chamada.

Categoria: Outros
Visitas: 2
Uma escola sem provas, sem séries e sem chamada.

Exemplo no ensino da autonomia, do respeito e da solidariedade, a Escola da Ponte, desde 1976, mostra que o modelo tradicional de educação não é a única via e nem a mais adequada. Com uma proposta diferente, a Escola prioriza a liberdade e uma participação ativa dos alunos. Ela não possui turmas, salas de aula, séries, lista de presença ou provas no modelo padrão e, com este formato, vem sendo alvo da obra de vários autores e prêmios ao longo de sua história. Mas com um modelo de ensino tão diferente, como será que ela contribui para a formação de seus alunos?

- Autonomia e responsabilidade.
Uma das características marcantes da Escola da Ponte, é que ela sempre instiga os alunos a participarem ativamente. Todo ano, acontece uma reunião com os alunos, os pais e os funcionários da escola, para discutir mudanças e melhorias na escola. Os alunos têm liberdade para expressar suas opiniões livremente. Além disso, os alunos têm total liberdade de procurar o material que querem pesquisar, recorrer a qualquer professor para tirar suas dúvidas e, se ainda estiverem com dificuldades, a escola possui um mural onde eles podem deixar avisos de que precisam da ajuda de outros alunos para entender melhor a matéria, possibilitando a solidariedade entre os alunos.

Um outro ponto importante, é que a escola não possui uma lista de presença, deixando em aberto para o aluno a sua ida para as aulas e até mesmo para escolher o modelo de avaliação a que ele se submeterá, e quando se submeterá, pois a escola também foge do modelo padrão de avaliação.

- Repeito e inclusão.
Uma outra característica desta escola, é que ela valoriza as capacidades individuais dos alunos, ao contrário do modelo padrão, onde a escola já deixa claro quais competências quer de seus alunos. Ela é dividida em áreas. São elas: artística, identitária, linguística, lógico-matemática, naturalista e pessoal e social. E os alunos são livres para optarem pela área que tiverem mais afinidade e vontade de aprender, partindo do pressuposto de que um aluno pode ter dificuldades para aprender cálculos, mas ter facilidade para lidar com as artes, sem que esta capacidade seja desmerecida.

Mas a questão da inclusão na para por aí. A Escola da Ponte recebe tanto alunos que os pais querem que estudem na instituição, quanto alunos diagnosticados com transtornos psiquiátricos e psicológicos. A escola acolhe todos os alunos da mesma forma, dando liberdade e tratando todos como iguais.

- Um modelo alternativo que deu certo.
Há quem torça o nariz para o modelo alternativo da escola, mas quanto mais o tempo passa, mas ela é reconhecida por seus méritos. Vários autores se inspiram na escola para escrever textos e livros, pois encontram nela o que sempre imaginaram ser apenas utopia. Obviamente a escola é alvo de preconceito, como tudo que é novo. Mas as avaliações e as pesquisas mostram que a escola, além de ensinar o respeito e uma liberdade consciente aos alunos, cumpre totalmente o seu papel na aprendizagem de conhecimentos para o mercado de trabalho, pois ela faz o que toda escola deveria fazer: ela desperta a vontade de aprender em seus alunos.


Cleiton Lopes Pereira

Título: Uma escola sem provas, sem séries e sem chamada.

Autor: Cleiton Lopes Pereira (todos os textos)

Visitas: 2

0 

Comentários - Uma escola sem provas, sem séries e sem chamada.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios