Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Um Bom Inventor

Um Bom Inventor

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Um Bom Inventor

Quem é um bom inventor? Primeiramente devemos precisar o que significa inventar, que de acordo com o dicionário online de português é criar algo de novo, imaginar uma coisa que se dá como real, fingir, mentir… assim, inventar pode distanciar-se entre o bem e o mal, tal como a manhã está longe do anoitecer…

Tudo o que existe no mundo em que habitamos, tudo o que nos rodeia foi inventado por alguém, e eu pessoalmente já não saberia viver sem uma porção de invenções a que me habituei desde que me conheço… Vamos imaginar que é também uma das definições de inventar… vamos imaginar que acordávamos de manhã e não havia um candeeiro sobre a mesa de cabeceira… Imaginemos que vamos tomar o pequeno almoço mas não temos frigorifico onde guardar o leite, não há fogão ou micro-ondas para o aquecer… enfim… imaginemos que não temos internet, nem computador e nem mesmo telemóvel ou telefone… que não há automóveis e nem foram inventadas as bicicletas…

Que falta nos faria tudo isto! São portanto boas invenções… Agradecemos a Benjamin Franklin a luz elétrica e a lâmpada a Tomas Edison, devemos a bicicleta a Leonardo da Vinci, e o automóvel a Ferdinand Verbiest… Estes e outros homens foram bons inventores, e muitos hoje progridem inventando coisas que serão úteis para as pessoas do mundo de amanhã…

Apesar da importância de todas estas coisas na nossa vida, muitas pessoas viveram sem estas e outras coisas no passado… muitas pessoas vivem sem estas coisas hoje, casas sem eletricidade, existem pessoas que não tem carro, nem bicicleta e que por isso andam a pé.

Há porém coisas em as quais a vida neste mudo seria impossível, já imaginámos o que era viver sem água? Beberíamos outra coisa, mas e as plantas de que nos alimentamos, de que viveriam elas? Logo de que viveríamos nós? Já imaginámos o que seria viver sem oxigénio? Sem os milhares de elementos existentes na atmosfera, da terra, na água? Como poderíamos equacionar a hipótese de habitar num mundo assim? Apesar de os cientistas procurarem alternativas à terra, como a lua, Marte, ou outro planeta qualquer, e nossa terra, foi o único planeta pensado e criado com as condições exatas para que vivêssemos, e não para que apenas vivêssemos mas para que vivêssemos com saúde física e mental olhando as paisagens fantásticas criadas para que as contemplássemos!

Ao Deus criador de tudo, o verdadeiro bom inventor, um muito, muito obrigada.


Ana Sebastião

Título: Um Bom Inventor

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Comentários - Um Bom Inventor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios