Tubarões
A verdade é que eles são elasmobrânquios, o que significa, que são peixes com esqueletos de cartilagem em vez de ossos.
A sua evolução é para menos peso do que possuem, por isso são hoje, nadadores mais ágeis.
A sua cartilagem permite-lhes conservar fósforo e cálcio, que necessitam para os dentes, por gastarem muito com eles.
Quando dão uma dentada, perdem dentes e são como armas descartáveis.
De fato, o que degastam mais é o fósforo, o que se torna um obstáculo à sua expansão mundial.
Ne sempre estes animais foram vistos como perigosos. *or exemplo os navegadores do século XIX, viram-nos como benignos e ainda, como golfinhos.
Só depois de alguns ataques deles, a pessoas, nomeadamente em Nova Jérsia, se gerou frenesim e controvérsias, ao ponto de gerarem um romance de Tubarão, em 1974, do autor Peter Benchley.
A partir deste, os tubarões têm sido considerados os grandes vilões do mar.
A verdade é são predadores de topo e muito bem adaptados a caçar no mar. No, entanto por cada homem que um tubarão come, vinte milhões de tubarões são comidos por seres humanos.
O tubarão-branco é o que mata mais, o que leva os cientistas marinhos e os pescadores a tentarem evitá-lo, com explosivos sangrentos.
Os tubarões usam as barbatanas peitorais, muito grandes, para sustentação e são como asas de avião.
A sua cauda, ou barbatana caudal, tem um lobo superior maior porque a espinha prolonga-se dentro dela, gerando impulsão.
As barbatanas dorsais e anais permitem reduzir os seus movimentos e a dorsal , compensa o movimento do grande lobo caudal superior.
A sua anatomia consta da espinha, feita de cartilagem em vez de osso. Esta chega até á barbatana caudal de cima para a potência extrema.
Estes animais são diferentes dos outros e andam no mar com uma grande espetacularidade.
Comentários ( 2 ) recentes
- Briana
01-09-2014 às 14:54:11Sempre achei os tubarões super perigosos. Muito boa explicação de que são feitos de cartilagem, e não ossos.
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
18-09-2012 às 10:43:45Os tubarões são animais espetaculares que vivem nas águas profundas e geladas dos oceanos.Há quem os ache um pouco aterradores, em virtude de poderem engolir pessoas e provocar naufrágios de embarcações.Estes animais marinhos nadam em águas geladas e profundas mas ás vezes vêm à tona de água e provocam o medo e espanto de quem viaja por mar.Não são raros os relatos de tubarões que causaram alguma tragédia nas águas em que circulam em bandos.
¬ Responder