Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Trabalho voluntário

Trabalho voluntário

Categoria: Outros
Comentários: 1
Trabalho voluntário

Muito se fala em trabalho voluntário. Esse tipo de trabalho consiste em dedicar tempo e atenção através de uma tarefa ou função específica a pessoas que necessitem de auxílio sem receber nenhum tipo de remuneração. Há pessoas que genuinamente se dedicam de coração a este tipo de trabalho. Várias organizações não-governamentais, grupos de escola, entidades filantrópicas, igrejas e iniciativas privadas realizam projetos ou propõem atividades cujo objetivo é dar ao próximo, a companhia, a disponibilidade, a atenção, a dedicação e o conhecimento que possui.

No perfil de um voluntário devem estar as qualidades de responsabilidade, sensibilidade, solidariedade, capacidade de resolução de problemas, liderança e iniciativa. Não necessariamente todas essas qualidades, mas pelo menos algumas delas farão com que a pessoa busque este tipo de trabalho. É bastante gratificante realizar um serviço ou ajudar sem a pretensão de ganhar nada em troca, apenas na certeza de se estar fazendo a diferença para alguém.  Ao longo de um trabalho voluntário, muitas outras qualidades, que nem eram tão explícitas, são descobertas. A humildade é praticada e o amor ao próximo prevalece.

As oportunidades desse tipo de trabalho são muitas, basta tomar a iniciativa de procurar. Pode-se trabalhar nas próprias organizações internamente ou ir de encontro aos necessitados em um trabalho direto. Normalmente ao se engajar a projetos e ongs (organizações não-governamentais) que realizam este tipo de serviço, acontece uma preparação prévia feita por meio de formação de voluntários com palestras, dinâmicas e reuniões. Após há o cadastro do voluntário se realmente ele quiser realizar este tipo de trabalho e o encaminhamento para a tarefa. Em alguns projetos é possível escolher o local, o tipo de serviço e o horário das tarefas. Em outros as funções estão pré-determinadas e que se deve fazer é engajar-se a elas. Algumas dessas entidades ainda fazem um documento do voluntário, similar a uma carteira de trabalho, contendo os dados do voluntário e os trabalhos já realizados, assim como o nome das instituições e o tempo de serviço dedicado.

Para muitos, trabalho voluntário é sinônimo de amor gratuito, para outros é uma maneira de adquirir experiência e para outros ainda é uma oportunidade de realização pessoal e profissional já que muitas empresas valorizam este tipo de trabalho nos currículos dos candidatos a vagas de emprego. No entanto quem pensa em realizar trabalho voluntário apenas com o objetivo de conseguir um emprego fixo, não está no caminho correto. Os benefícios de se realizar este tipo de trabalho vêm naturalmente e devem ser consequências. Além do que quem não está pronto para doar-se ao próximo dificilmente levará essa atividade adiante.

As tarefas são muitas. Existem profissionais altamente qualificados que dedicam um espaço de tempo para realizar suas tarefas rotineiras, sem remuneração, para beneficiar pessoas que não têm condições. São o caso dos médicos, professores, assistentes sociais, psicólogos, desntistas, entre inúmeros outros especialistas. Muitos ainda não associam suas qualificações com as tarefas realzidas no voluntariados. Ou seja, médicos viram contadores de histórias, funcionárias públicas viram cozinheiras, e assim por diante. O importante é o que é realmente importante é ajudar o próximo. Como é só um instrumento. Por isso, só quem tem a sensibilidade e a humildade necessárias consegue realizar este tipo de trabalho.


Rosana Fernandes

Título: Trabalho voluntário

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • felipe

    19-02-2013 às 06:17:20

    o trabalho voluntarios é muito inportate para muitas crianças e jovem e idosos eu tenho muita vontade de fazer trabalho voluntário eu gosto de ajudar o procimo como eu fasso para me escrever para eu fazer trabalho voluntario eu tenho muita vontade de ajudar muito obrigada(o) por sua atenção

    ¬ Responder

Comentários - Trabalho voluntário

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios