Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Ter e Possuir - Quando Usar!

Ter e Possuir - Quando Usar!

Categoria: Outros
Visitas: 222
Comentários: 5
Ter e Possuir - Quando Usar!

Dúvidas de muitas pessoas, inclusive de mim, quanto à forma correta do uso de "ter" e "possuir". Depois, de várias buscas, pude realmente entender o seu real significado que antes era muito obscuro e duvidoso.

É possível entender de uma maneira bem fácil e simples, na verdade, português é bem prático e mais interpretativo e lógico. Levando em consideração alguns fatores e exemplos, pode-se chegar ao esclarecimento correto. Por isso, se você "tem" e não "possui" interesse em descobri-lo, claro que, esse post é para você!

Para começar, deixo esse pequeno trecho para sua reflexão:

"Uma grande tacada dos relacionamentos é saber amar alguém o suficiente para entender que a "tem", mas, não a "possui".

Bem, vamos começar definindo o que significa ter e possuir. O verbo ter denota várias significados, porém, aqui será abordado apenas na confusão que há quando a utilizamos como sinônimo de possuir. Muitas e muitas vezes, usamos possuir quando deveria usar ter, e ter quando o correto é possuir. Por isso, vamos apenas afunilar nesse contexto, claro, que o verbo ter denota outros significados, por isso, é bom explica-lo antes para não me interpretar mal.

Ter = existência
Possui = dono de, posse, propriedade

Partindo desse raciocínio, podemos entender melhor que quando estou me referindo a existência de algo, alguém em minha vida, utilizo “ter”. Quando me refiro uma propriedade, dono de alguma coisa, posse, uso o “possuir”. Alguns exemplos para fixar na mente:

1 – Tenho duas filhas e não Possuo duas filhas. Elas existem em minha vida, porém, não sou dona delas, elas são suas próprias donas;

2 – Possui muitas terras e não Tem muitas terras. Essa pessoa adquiriu um bem, tomou posse, é sua propriedade. Ter não se encaixa a essa frase de forma alguma;

3 – Tem uma inteligência incrível e não Possui uma inteligência incrível. A inteligência existe, ela está inserida dentro de nós e não é algo de fora, concreta como posse, dona dela. A mesma coisa é beleza, imaginação, coragem são intangíveis.

Dica Extra: Nunca use “possuir” referindo-se a pessoas, elas existem (ter) em nossas vidas e não somos donas delas em hipótese alguma!

Espero ter ajudado a todos com essas dicas e esclarecimentos da língua portuguesa.

Até a próxima!


Adriana Santos

Título: Ter e Possuir - Quando Usar!

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 222

688 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • O proprietário.

    18-01-2015 às 15:24:32

    Possuo mais esse conhecimento.

    ¬ Responder
  • Julia

    12-11-2014 às 18:19:17

    A parte que explica quando não se deve usar possuir está correta, mas é absolutamente equívoco afirmar que "ter" não pode indicar posse. Essa é a primeira acepção do dicionário, aceita e usada por qualquer gramático ou escritor. É correto dizer "eu tenho uma caneta", tanto quanto "possuo uma caneta", apesar de a segunda forma soar um tanto pomposa.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCil

    11-09-2014 às 03:47:44

    Muito bom, obrigada.

    ¬ Responder
  • Bruno Duarte

    24-07-2014 às 23:51:49

    Boa Noite,

    Excelente a explicação.

    Desde já agradeço.

    ¬ Responder
  • Wanderson TiagoWanderson Tiago

    11-05-2014 às 12:45:27

    Muito boa essa explicação, me tirou algumas dúvidas que tinha a respeito desse assunto!! Parabéns!!!

    ¬ Responder

Comentários - Ter e Possuir - Quando Usar!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios