Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Ter e Possuir - Quando Usar!

Ter e Possuir - Quando Usar!

Categoria: Outros
Visitas: 222
Comentários: 5
Ter e Possuir - Quando Usar!

Dúvidas de muitas pessoas, inclusive de mim, quanto à forma correta do uso de "ter" e "possuir". Depois, de várias buscas, pude realmente entender o seu real significado que antes era muito obscuro e duvidoso.

É possível entender de uma maneira bem fácil e simples, na verdade, português é bem prático e mais interpretativo e lógico. Levando em consideração alguns fatores e exemplos, pode-se chegar ao esclarecimento correto. Por isso, se você "tem" e não "possui" interesse em descobri-lo, claro que, esse post é para você!

Para começar, deixo esse pequeno trecho para sua reflexão:

"Uma grande tacada dos relacionamentos é saber amar alguém o suficiente para entender que a "tem", mas, não a "possui".

Bem, vamos começar definindo o que significa ter e possuir. O verbo ter denota várias significados, porém, aqui será abordado apenas na confusão que há quando a utilizamos como sinônimo de possuir. Muitas e muitas vezes, usamos possuir quando deveria usar ter, e ter quando o correto é possuir. Por isso, vamos apenas afunilar nesse contexto, claro, que o verbo ter denota outros significados, por isso, é bom explica-lo antes para não me interpretar mal.

Ter = existência
Possui = dono de, posse, propriedade

Partindo desse raciocínio, podemos entender melhor que quando estou me referindo a existência de algo, alguém em minha vida, utilizo “ter”. Quando me refiro uma propriedade, dono de alguma coisa, posse, uso o “possuir”. Alguns exemplos para fixar na mente:

1 – Tenho duas filhas e não Possuo duas filhas. Elas existem em minha vida, porém, não sou dona delas, elas são suas próprias donas;

2 – Possui muitas terras e não Tem muitas terras. Essa pessoa adquiriu um bem, tomou posse, é sua propriedade. Ter não se encaixa a essa frase de forma alguma;

3 – Tem uma inteligência incrível e não Possui uma inteligência incrível. A inteligência existe, ela está inserida dentro de nós e não é algo de fora, concreta como posse, dona dela. A mesma coisa é beleza, imaginação, coragem são intangíveis.

Dica Extra: Nunca use “possuir” referindo-se a pessoas, elas existem (ter) em nossas vidas e não somos donas delas em hipótese alguma!

Espero ter ajudado a todos com essas dicas e esclarecimentos da língua portuguesa.

Até a próxima!


Adriana Santos

Título: Ter e Possuir - Quando Usar!

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 222

688 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • O proprietário.

    18-01-2015 às 15:24:32

    Possuo mais esse conhecimento.

    ¬ Responder
  • Julia

    12-11-2014 às 18:19:17

    A parte que explica quando não se deve usar possuir está correta, mas é absolutamente equívoco afirmar que "ter" não pode indicar posse. Essa é a primeira acepção do dicionário, aceita e usada por qualquer gramático ou escritor. É correto dizer "eu tenho uma caneta", tanto quanto "possuo uma caneta", apesar de a segunda forma soar um tanto pomposa.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCil

    11-09-2014 às 03:47:44

    Muito bom, obrigada.

    ¬ Responder
  • Bruno Duarte

    24-07-2014 às 23:51:49

    Boa Noite,

    Excelente a explicação.

    Desde já agradeço.

    ¬ Responder
  • Wanderson TiagoWanderson Tiago

    11-05-2014 às 12:45:27

    Muito boa essa explicação, me tirou algumas dúvidas que tinha a respeito desse assunto!! Parabéns!!!

    ¬ Responder

Comentários - Ter e Possuir - Quando Usar!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios