Ter e Possuir - Quando Usar!
É possível entender de uma maneira bem fácil e simples, na verdade, português é bem prático e mais interpretativo e lógico. Levando em consideração alguns fatores e exemplos, pode-se chegar ao esclarecimento correto. Por isso, se você "tem" e não "possui" interesse em descobri-lo, claro que, esse post é para você!
Para começar, deixo esse pequeno trecho para sua reflexão:
"Uma grande tacada dos relacionamentos é saber amar alguém o suficiente para entender que a "tem", mas, não a "possui".
Bem, vamos começar definindo o que significa ter e possuir. O verbo ter denota várias significados, porém, aqui será abordado apenas na confusão que há quando a utilizamos como sinônimo de possuir. Muitas e muitas vezes, usamos possuir quando deveria usar ter, e ter quando o correto é possuir. Por isso, vamos apenas afunilar nesse contexto, claro, que o verbo ter denota outros significados, por isso, é bom explica-lo antes para não me interpretar mal.
Ter = existência
Possui = dono de, posse, propriedade
Partindo desse raciocínio, podemos entender melhor que quando estou me referindo a existência de algo, alguém em minha vida, utilizo “ter”. Quando me refiro uma propriedade, dono de alguma coisa, posse, uso o “possuir”. Alguns exemplos para fixar na mente:
1 – Tenho duas filhas e não Possuo duas filhas. Elas existem em minha vida, porém, não sou dona delas, elas são suas próprias donas;
2 – Possui muitas terras e não Tem muitas terras. Essa pessoa adquiriu um bem, tomou posse, é sua propriedade. Ter não se encaixa a essa frase de forma alguma;
3 – Tem uma inteligência incrível e não Possui uma inteligência incrível. A inteligência existe, ela está inserida dentro de nós e não é algo de fora, concreta como posse, dona dela. A mesma coisa é beleza, imaginação, coragem são intangíveis.
Dica Extra: Nunca use “possuir” referindo-se a pessoas, elas existem (ter) em nossas vidas e não somos donas delas em hipótese alguma!
Até a próxima!
Também vai gostar:
Comentários ( 5 ) recentes
- O proprietário.
18-01-2015 às 15:24:32Possuo mais esse conhecimento.
¬ Responder - Julia
12-11-2014 às 18:19:17A parte que explica quando não se deve usar possuir está correta, mas é absolutamente equívoco afirmar que "ter" não pode indicar posse. Essa é a primeira acepção do dicionário, aceita e usada por qualquer gramático ou escritor. É correto dizer "eu tenho uma caneta", tanto quanto "possuo uma caneta", apesar de a segunda forma soar um tanto pomposa.
¬ Responder - Cil
11-09-2014 às 03:47:44Muito bom, obrigada.
¬ Responder - Bruno Duarte
24-07-2014 às 23:51:49Boa Noite,
¬ Responder
Excelente a explicação.
Desde já agradeço. - Wanderson Tiago
11-05-2014 às 12:45:27Muito boa essa explicação, me tirou algumas dúvidas que tinha a respeito desse assunto!! Parabéns!!!
¬ Responder