Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

Categoria: Outros
Visitas: 16
Comentários: 1
Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

A Sociologia já é definida atualmente como ciência. Mas em tempos passados, não muito distantes nem se ouvia falar a respeito. Até porque seus estudos são bem novos e estão em constantes transformações. Por isso, é de grande valia entendermos seus conceitos, pois ela influencia o meio em que vivemos. Então, o que será abordado mais abaixo é o seu contexto histórico, seu surgimento, bem como os principais influenciadores desta nova corrente de pensamento.

Bedone (2006, p.27) afirma que: “A Sociologia surgiu num momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação da sociedade capitalista. O que propiciou o seu nascimento foram as transformações econômicas, políticas e culturais que ocorreram no século XVIII, como consequência das Revoluções Francesa e Industrial, que iniciaram e possibilitaram a formação de um processo de instalação definitiva da sociedade moderna.

Já para Tomazi (2010), a sociologia nasceu em resposta à necessidade de entender as mudanças ocorridas no final do século XVIII e o início do século XIX, no contexto da Revolução Industrial, decorrentes do desenvolvimento do capitalismo.

Fazendo um levantamento histórico sobre os principais pensadores de cada época, Tomazi (2010) afirma que, entre o final do século XIX e o início do século XX, os pensadores que mais influenciaram o desenvolvimento da sociologia estavam na França, Alemanha e Estados Unidos. Na França podemos destacar Émile Durkheim (1858 – 1917), na Alemanha, o mais conhecido foi Max Weber (1864 – 1920). Nos Estados Unidos da América, os estudos da sociologia desenvolveram-se principalmente nas universidades de Chicago, Colúmbia e Harvard.

Desde seu surgimento a sociologia tem se preocupado com os acontecimentos ocorridos no interior da sociedade, ou seja, os conflitos entre as classes sociais. Como veremos mais adiante, a sociedade industrial, que estava em seu início, trouxe uma necessidade de reflexão sobre as transformações, as crises e os antagonismos de classe. Mas o que são antagonismo de classe? Em uma explicação breve antagonismo de classe são as contradições existentes entre as diferentes classes sociais, como por exemplo, a acentuada desigualdade social, política e econômica entre pobres e ricos.

Foi a partir deste cenário que houve a necessidade de estudar o meio social e as transformações geradas ao longo dos anos até hoje.


Vicente Silva

Título: Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

Autor: Vicente Silva (todos os textos)

Visitas: 16

427 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoZezinho

    27-09-2014 às 23:09:31

    Isto sim é escrita, muito bom:
    Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

    ¬ Responder

Comentários - Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios