Subempregado? Rentabilize-se!
Lembre-se que não está sozinho. As pessoas muitas vezes sentem-se insatisfeitas nos seus trabalhos. Na verdade, ter um emprego em que não utilize plenamente as suas habilidades pode ser muito frustrante.
O subemprego não tem apenas a ver com o tédio de estar sem nada fazer. Qualquer um pode ter um emprego onde está ocupado durante todo o dia, mas a fazer algo servil que não permite que use o seu pleno potencial. Este fenómeno pode azedar sua atitude e corre à solta em muitos locais de trabalho - e, sim, até mesmo durante uma recessão económica.
Independentemente de saber se é novo ou não, nunca parece bom nem bem estar a jogar um jogo no seu computador. Encontre outra coisa para fazer - neste caso, algo mais produtivo.
Conheça os seus benefícios. Provavelmente já sabe se pode obter cuidados de saúde, mas agora é o momento de explorar o que mais a empresa tem para oferecer. Obtenha uma cópia do manual do empregado e leia o livro inteiro. Conheça o diretor de Recursos Humanos e pergunte sobre outros benefícios, incluindo descontos em academias e formação de desenvolvimento profissional. Talvez você possa fazer um curso para expandir suas habilidades de trabalho para passar o tempo - mesmo se fizer um curso de auto-didata no seu computador.
As coisas podem ser lentas e os novos funcionários poderão ter mais tempo para ser levados até à velocidade que a empresa pretende, mas a chave é estar a fazer alguma coisa relacionada com o trabalho, mesmo se não estiver a trabalhar nos seus projetos habituais.
O objetivo é estabelecer relações que podem beneficiá-lo no futuro, seja para esta empresa ou outra.
Conheça o organograma e determine quem você quer conhecer. Pare no escritório do líder empresarial e apresente-se.
Considere uma mudança de emprego com cuidado. Aqueles que estão subempregados ou simplesmente entediados até às lágrimas nos seus trabalhos podem estar desesperados para conseguir algo mais. Se decidir que quer explorar outras oportunidades, pense no que quer fazer. Se você ainda não tem o número de anos necessários para avançar, pode ser uma ideia melhor permanecer no seu trabalho atual, evite o trabalho precário e faça mais cursos de desenvolvimento profissional.
Explore outros interesses. Se não pode sair ou encontrar projectos mais atraentes, faça o seu trabalho fora do horário especial. Faça algo envolvente, arranje um hobby ou passe tempo com as pessoas de quem gosta. Muitas pessoas usam este tempo para fazer o trabalho de que gostam, e alguns dão um passo adiante e preparam-se para abrir o seu próprio negócio.