Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Silagem: armazenamento de grãos alimentares

Silagem: armazenamento de grãos alimentares

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Silagem: armazenamento de grãos alimentares

Silo é uma palavra espanhola, procedente da palavra grega “sírios”, que significa “lugar subterrâneo e enxuto onde se guarda o trigo”.

A construção de silos para armazenar grãos alimentares é uma prática milenar, constando-se registros de silos construídos há mais de 4.000 anos na Índia, e também em outros países como Egito, China e Espanha.

A construção de silos requer cuidados especiais no sentido da perfeita proteção dos produtos armazenados contra intempéries e insetos.

Países ou regiões onde a concentração de chuvas se processa apenas em determinadas épocas do ano, convém aproveitar a produção forrageira do chamado período das águas (chuvoso) para ensilagem desta, garantindo a alimentação animal com qualidade e poucas perdas nutricionais durante o período de seca.

O armazenamento da forragem em silos oferece uma série de vantagens que o torna interessante, apesar de requerer gastos na construção de silos e aumento de trabalho, pois: permite manter maior número de animais por área; torna viável a utilização de plantas grosseiras; melhora a palatabilidade e a digestibilidade das forragens; reduz o custo da alimentação; possibilita total aproveitamento das plantas; assegura o aproveitamento do excesso de pastagens da estação chuvosa; independe das condições climáticas e o produto final apresenta quase toda a sua composição inicial.

A obtenção de uma silagem com boas qualidades nutritivas está na dependência de uma série de fatores importantes, tais como: época de corte da planta forrageira; picagem do material a ser ensilado; tempo gasto no carregamento, compactação e isolamento da massa, para evitar a penetração de ar.

Um dos processos mais vantajosos na prática consiste em misturar gramíneas e leguminosas na mesma silagem.

O milho é uma das plantas mais usadas na ensilagem, por ser um alimento de excelente qualidade. O corte deve-se dar quando os grãos atingirem o estado de leite grosso, pois é nesse estágio que o cereal apresenta maior riqueza em nutrientes.

O sorgo apresenta qualidades bastante parecidas às do milho e o produto final é igualmente de excelente qualidade. Para ensilagem são recomendadas as variedades sacarinas, estando em torno de 40 a 50 toneladas de massa verde o rendimento por hectare. É, entretanto uma planta tóxica quando nova, recomendando-se sua cultura em local isolado de animais.

As gramíneas não podem ser a única fonte de alimentos, dada sua pobreza em proteínas, embora seja rico em energia.

As leguminosas oferecem uma série de vantagens sobre outras forrageiras volumosas, e quando ensiladas corretamente produzem alimento de elevado teor nutricional. Das diversas espécies, as que se prestam mais a ensilagem são: lab-lab, guandu, soja, kudzu, soja perene, alfalfa, feijão miúdo (caupi ou de corda), trevos, etc.


Cláudio Júnior

Título: Silagem: armazenamento de grãos alimentares

Autor: Cláudio Júnior (todos os textos)

Visitas: 2

785 

Imagem por: mr.bologna

Comentários - Silagem: armazenamento de grãos alimentares

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: mr.bologna

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios