Serotonina: O Hormônio Que Te Faz Sentir-se Importante
A solidão e a depressão aparecem quando a serotonina está ausente. É talvez uma das razões porque as pessoas praticam atividades criminosas. A cultura influencia e traz experiências que facilitam a liberação de serotonina. É preciso estar inserida numa boa cultura, que valoriza o ser humano como pessoa única e de estima.
Um comportamento que visa sempre buscar a atenção dos outros é porque a serotonina está sendo ativada no cérebro. É de se explicar que os famosos adoram e sentem importantes em meio a fama. Um neurocientista, Barry Jacobs, explica que a maioria dos antidepressivos se concentra na produção de serotonina.
Se a pessoa refletir sobre conquistas significativas no passado, isso permitirá que o cérebro volte a viver essa experiência. Nosso cérebro tem dificuldade para saber a diferença entre o que é real e o imaginário, por isso ele produz serotonina em ambos os casos.
É mais uma razão para que se pratique a gratidão diariamente. Sendo assim, você estará ativando a serotonina no cérebro resultando em bem-estar e se sentindo confiante. Ela nos lembra de que somos valorizados e temos valor na vida. Se você precisa de um impulso de serotonina durante um dia estressante, tome alguns momentos para refletir sobre suas realizações passadas e suas vitórias.
Espero que tenham gostado desse post e que você venha ativar esse hormônio, a serotonina, todos os dias. Pratique ser grato por tudo o que tem e sempre se lembre do que já conquistaste. Isso te fará prosseguir com mais ânimo e entusiasmo.