Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Sementes de qualidade nas lavouras

Sementes de qualidade nas lavouras

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 10
Sementes de qualidade nas lavouras

Os cuidados na fase do plantio são decisivos para uma boa colheita. Por isso, a importância da semente de qualidade e a forma adequada de fazer os preparativos para o plantio são de extrema importância para o sucesso do agricultor.

As sementes são o mais importante insumo na agricultura. Afinal, muitas lavouras são praticamente dizimadas por terem sido instaladas com sementes sem qualidade.

Cuidados básicos na hora da aquisição de sementes:

Escolha da procedência da semente a ser adquirida. Ela deve ter passado por processos de fiscalização ou ser certificada pelos órgãos governamentais responsáveis.

É recomendado o teste de emergência no campo ou a análise laboratorial das sementes, para cada lote adquirido.

Se a semente apresentar algum problema, o agricultor tem a possibilidade de corrigi-lo, ao contrário do que aconteceria se ele plantasse toda a área com uma semente de qualidade inferior.

Segundo dados do IBGE, a grande maioria dos pequenos produtores usam sementes comuns, com misturas de variedades diferentes, desuniformes e contaminadas por doenças. O ideal seria usar, em todas as lavouras, sementes com boa qualidade, produtividade e bom valor de mercado. Uma dica para o produtor que não tem recursos para comprar semente fiscalizada todo ano é procurar adquiri-la em intervalos regulares de alguns anos (3 ou 4) e, a partir dessas, produzir a sua própria semente.

Produção própria de sementes

Inicia com a escolha da melhor área para ser cultivada; elimina-se plantas ruins; depois observa o ponto de colheita; colhe as vagens individuais, bem formadas e limpas ou as plantas individuais sadias. Após a colheita, deve-se deixar as plantas ou vagens ao sol, por um dia, para secarem. Com esta umidade, deve-se proceder à debulha, bateção ou trilha. O passo seguinte é a catação manual das sementes; após a catação, é necessária uma nova secagem das sementes. A secagem pode ser feita espalhando as sementes no terreiro, sob lona, e deixando-as ao sol por um dia ou dois, revolvendo seguidamente, para uma secagem uniforme. Assim, a semente poderá ser armazenada num ambiente seco e com temperaturas amenas.

Para evitar ataques de insetos, as sementes poderão ser guardadas misturadas a um óleo vegetal, sendo mais indicado o óleo de soja ou azeite de oliva, na proporção de 300 ml de óleo para 100 kg de sementes, ou mesmo utilizando cinza de qualquer tipo de madeira, na base de 100 gramas de cinza para 100 kg de sementes. A mistura pode ser feita na própria lona de secagem ou no tambor descentralizado, se houver na propriedade.

Com isso, o consumidor só tem a ganhar, com mais alimentos de qualidade chegando a sua mesa, com abundância e a um preço acessível.


Cláudio Júnior

Título: Sementes de qualidade nas lavouras

Autor: Cláudio Júnior (todos os textos)

Visitas: 10

804 

Imagem por: dmswart

Comentários - Sementes de qualidade nas lavouras

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: dmswart

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios