Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Sabia que a Crise Tem Vantagens?

Sabia que a Crise Tem Vantagens?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 4
Sabia que a Crise Tem Vantagens?

Aposto que ficou espantando com o tema deste texto. Vantagens na crise? É provavelmente para si uma ideia disparatada e sem qualquer sentido. Fica até com a ideia de que pensar que a crise tem vantagens é um atentado a quem está a sofrer por causa dela. Pois bem, deixe-me dizer-lhe que a intenção não é de todo ofender, mas sim chamar a atenção para factos importantes que são positivos na vida de cada um, perante a luta diária a que todos estamos sujeitos.

Se olharmos para a nossa vida há 7 ou 8 anos atrás, verificamos que qualquer necessidade que tivéssemos era imediatamente aniquilada com qualquer coisa comprada numa loja. Mesmo que a necessidade não fosse um bem material, comprar qualquer coisa na loja melhorava qualquer buraco negro que se abrisse no nosso peito.




Este é um dos aspetos mais importantes nas vantagens de uma crise. O reconhecermos que existem pequenas coisas que nos podem preencher e termos a capacidade de nos adaptarmos. Naturalmente que qualquer mudança na nossa vida, se o poder de compra baixou, não é bem recebida, mas até que ponto não devemos nós aceitá-la e adaptarmo-nos aos tempos que mudaram? Estamos a ganhar de novo a capacidade de mudança e de adaptação e apesar de neste momento julgar mau, a médio e a longo prazo, estes sentimentos vão trazer-lhe um “calo” muito importante e muito sábio para o resto da sua vida.

Também a capacidade de ajudar. Já reparou que uma calamidade gera voluntariado? Pois numa situação de crise, ao contrário do que se possa imaginar, as pessoas não se escondem. Existe um maior espirito de entre-ajuda e de conhecer melhor o vizinho, o amigo ou o conhecido. Partilhar, ajudar e ter a vontade de procurar ajuda são aspetos importantes durante uma crise. Já reparou que as campanhas do “Banco Alimentar contra a Fome” têm uma maior adesão em alturas de crise? Isto quer dizer qualquer coisa, certo?

O espirito de união cresce e descobrem-se truques e tradições há muito esquecidas. Pedem-se conselhos aos avós que viveram na Primeira Grande Guerra e sabem os truques da ração contada e os jogos de tabuleiro com os filhos na vez novos jogos de computador, são algumas das adaptações a que estamos sujeitos e que acabamos por aceitar.

A educação dos nossos filhos vai sair mais valorizada. Acredite que sim. Os seus futuros netos vão ouvir contar histórias sobre esta crise e a forma como você a ultrapassou. Os seus filhos vão dar valor a pequenas coisas quando estavam na linha errada da direção do consumismo desmedido.

Uma crise financeira é sempre difícil de ultrapassar e as noites sem dormir causam mossa, mas no final de contas e a médio ou longo prazo vão existir mazelas que não mais do que experiência que fortalece e educa. Não olhe a crise como uma sentença de morte e enfrente-a. Afinal, parece que ela estará por cá ainda durante uns tempos.


Carla Horta

Título: Sabia que a Crise Tem Vantagens?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    31-07-2014 às 02:34:47

    Certamente! Acredito que as vantagens de viver numa crise gera uma reflexão do que realmente é importante na nossa vida e o que é desnecessário. Aprendemos muito com a crise e que possamos nos autoanalisar e mudar nossos costumes que tem nos afetado financeiramente. O melhor mesmo é viver com pouco e de modo simples.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    17-09-2012 às 12:34:51

    Concordo com o texto quando faz algumas referências às vantagens de uma crise.Na verdade as crises são bastante desagradáveis e sempre existiram ao longo da História.No entanto elas podem ser um reflexo dos exageros e consumismo em demasia, que não ajudam nada o planeta. Pelo contrário é um modo de degradá-lo e destruír.Longe vão os tempos que se produzia para consumo próprio. Não era muito agradável, mas havia mais união e o planeta estava harmonizado.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 23:24:47

    cara Sofia, quando digo que pode ter vantagens é no sentido de mudarmos ideologias e principalmente vícios absurdos. vivermos de forma diferente e adoptarmos medidas que julgávamos não existir. Dar valor a pequenas coisas por exemplo. Naturalmente que nenhuma crise é boa e muito menos viver com migalhas é bom e concordo plenamente consigo quando fala em efeitos perversos, mas há que ter esperança e mais do que isso lutar sem desanimar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    12-09-2012 às 12:05:00

    Não considero que exista qualquer vantagem pessoal associada ao momento de crise que vivemos. Uma crise que se adivinha tão duradoura só pode ser nefasta. A falta de trabalho e a consequente perda de autonomia têm efeitos perversos sobre os seres humanos, difíceis de ultrapassar. Existem, isso sim, formas de tentarmos minimizar os efeitos que esta péssima conjuntura económica exerce sobre nós. Estamos a presenciar um importante momento histórico, mas de bom grado o dispensaríamos.

    ¬ Responder

Comentários - Sabia que a Crise Tem Vantagens?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios