Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Resistores, termistores e varistores

Resistores, termistores e varistores

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 50
Comentários: 3
Resistores, termistores e varistores

Resistores são elementos da elétrica usados para oporem-se ao fluxo de elétrons ou corrente elétrica. A unidade de medida de resistência é o Ohm. A capacidade de resistência de um resistor pode ser identificada por meio das faixas de cores dos que circundam o dispositivo. O cálculo é feito considerando sempre a cor mais próxima da extremidade. As primeira e segunda cores indicam os valores significativos, a terceira é a faixa multiplicadora, a quarta é indica a tolerância, e a quinta faixa é a confiabilidade, uma vez que após 1000 horas de uso as propriedades do resistor se alterarão.

Os resistores podem ser classificados em fixos ou variáveis. Os resistores fixos não mudam sua resistência em condições normais, e são geralmente feitos de carbono ou fio enrolado.

Os resistores variáveis podem ser classificados em potenciômetros ou reostatos. Os potenciômetros geralmente são formados por carbono, e os reostatos, de fio enrolado. Ambos são formados por uma chave de contato que funciona como resistor. Conforme a chave muda de lugar e consequentemente a resistência entre o terminal central os terminais das extremidades variam.

Os reostatos são geralmente usados para controlar tensões altas, enquanto que os potenciômetros são usados para variar o valor da tensão aplicada a um circuito.
Os termistores são dispositivos elétricos como os resistores. Termistor é a junção direta das palavras temperatura e resistor, e sua função é justamente variar a resistência de acordo com a temperatura.

Geralmente são feitos de uma liga feita de cerâmica e outros polímeros, e semicondutores, como óxidos de ferro, cromo e magnésio. São classificados de acordo com a forma como reagem de acordo com a temperatura:

-Negative Temperature Coefficient: termistores dos quais a resistência varia inversamente proporcional à temperatura.
-Positive temperature Coefficiente: termistores dos quais a resistência varia diretamente proporcional à temperatura.

A estabilidade do termistor NTC (Negative Temperature Coefficient) abrange temperaturas de -50°C até 150°C, os temistores são sensores muito estáveis e sensíveis a variações pequenas de temperatura. Devido a essas características é utilizado massivamente na área militar.

Varistores, também conhecidos como VDR (Voltage Dependent Resistor) são dispositivos da eletrônica e elétrica dos quais o valor de resistência elétrica é inversamente proporcional a tensão aplicada nos seus terminais. Ou seja, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.


Wallace Randal

Título: Resistores, termistores e varistores

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 50

803 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    18-08-2014 às 04:39:49

    Adorei seu texto, brutal!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEdvaldo Bezerra

    30-07-2013 às 12:45:37

    Texto Técnico Bem Objetivo E Elaborado. gostei

    ¬ Responder
  • Stefânia

    08-09-2012 às 20:20:39

    hahahaha Mira só esse Wallace, amei =D parabéns adorei o texto, tá que tá hen =D

    ¬ Responder

Comentários - Resistores, termistores e varistores

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios