Resistores, termistores e varistores
Os resistores podem ser classificados em fixos ou variáveis. Os resistores fixos não mudam sua resistência em condições normais, e são geralmente feitos de carbono ou fio enrolado.
Os resistores variáveis podem ser classificados em potenciômetros ou reostatos. Os potenciômetros geralmente são formados por carbono, e os reostatos, de fio enrolado. Ambos são formados por uma chave de contato que funciona como resistor. Conforme a chave muda de lugar e consequentemente a resistência entre o terminal central os terminais das extremidades variam.
Os reostatos são geralmente usados para controlar tensões altas, enquanto que os potenciômetros são usados para variar o valor da tensão aplicada a um circuito.
Os termistores são dispositivos elétricos como os resistores. Termistor é a junção direta das palavras temperatura e resistor, e sua função é justamente variar a resistência de acordo com a temperatura.
Geralmente são feitos de uma liga feita de cerâmica e outros polímeros, e semicondutores, como óxidos de ferro, cromo e magnésio. São classificados de acordo com a forma como reagem de acordo com a temperatura:
-Negative Temperature Coefficient: termistores dos quais a resistência varia inversamente proporcional à temperatura.
-Positive temperature Coefficiente: termistores dos quais a resistência varia diretamente proporcional à temperatura.
Varistores, também conhecidos como VDR (Voltage Dependent Resistor) são dispositivos da eletrônica e elétrica dos quais o valor de resistência elétrica é inversamente proporcional a tensão aplicada nos seus terminais. Ou seja, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.
Comentários ( 3 ) recentes
- Kizua
18-08-2014 às 04:39:49Adorei seu texto, brutal!
¬ Responder - Edvaldo Bezerra
30-07-2013 às 12:45:37Texto Técnico Bem Objetivo E Elaborado. gostei
¬ Responder - Stefânia
08-09-2012 às 20:20:39hahahaha Mira só esse Wallace, amei =D parabéns adorei o texto, tá que tá hen =D
¬ Responder