Resistores e Lei de Ohm
Resistência é a propriedade que alguma certa substância usada têm em opor-se ao fluxo de elétrons. A unidade de resistência é ohm (Ω) e nos cálculos é representado pela letra R. Em um circuito elétrico são usados os resistores, elementos ou dispositivo de valor pré-determinado que resista à passagem de elétrons. Os resistores podem ser de dois tipos:
Resistores Fixos: possuem único valor em condições normais, geralmente de carbono ou fio enrolado. Os de carbono são mais baratos e seus valores de resistência variam entre 0,1 a 22 MΩ (mega Ohms).
Resistores Variáveis: mudam o valor de resistência conforme desejado; chamados também de potenciômetros ou reostatos. Potenciômetros são usados para variar a tensão aplicada a um circuito, e reostatos são usados para controlar correntes mais altas.
Georg Simon Ohm (1787 – 1854), físico alemão que viveu no início do século XIX, definiu leis que relacionassem tensão, corrente e resistência. São elas:
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência:
I=V/R
Da mesma forma, pode-se calcular tensão e corrente:
R=V/I
V=I*R
Sendo:
I = Corrente (unidade Ampére);
V = Tensão (unidade Volt);
R= Resistência (unidade Ohm).
A resistência depende da resistividade do material, do comprimento do condutor e inversamente proporcional ao sua área de seção reta.
R=ρ*l/A
A eletricidade básica e aplicada é útil tanto para quem estuda por profissão quanto por curiosidade. Por isso, não deixe de consultar livros e sites específicos sobre o assunto. Para obtermais informações e exercícios consultem livros de Eletricidade Básica.